Boletim IPPUR/UFRJ nº 48 - 14 de julho de 2021
19/07/2021

Veja este e-mail no seu navegador.
Boletim nº 48 - 14 de julho de 2021

DESTAQUE

AULA INAUGURAL IPPUR 2021: "PENSAR E DESCONSTRUIR A DESTRUIÇÃO"

Com o retorno das aulas, o IPPUR convida o Professor Associado de Filosofia Política da PUC-Rio e Professor Convidado da Lettres Sorbonne Université (Paris/França), Renato Lessa, para sua aula inaugural. Autor do artigo "Homos Bolsonarus" na Revista Serrote e "A Destruição: Bolsonaro, a palavra podre e a desfiguração da democracia", na Revista Piauí, Lessa abordará temas recentes envolvendo pandemia, democracia e Governo Bolsonaro, que refletem o cenário atual crítico do país.

O evento ocorrerá no dia 19/07 (segunda-feira), às 10h, no canal da Agência IPPUR, no Youtube.

A série de encontros "Plano Diretor no Rio de Janeiro – uma visão crítica" visa subsidiar o debate e a elaboração de propostas alternativas tendo em vista o processo de revisão do Plano Diretor do Rio de Janeiro iniciado em março de 2021. Apoiando-se no prazo de revisão definido pela Lei Complementar 111/2011 e que ignora a situação de emergência sanitária atual configurada pela pandemia de COVID-19, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro vem conduzindo um processo limitado, afobado e precário de discussão em ambiente virtual que fecha as portas à ampla e efetiva discussão e participação democráticas.

EVENTO
Durante cinco dias (12 a 16/07), cientistas, pesquisadores, artistas, parlamentares, professores, estudantes e técnicos da maior Universidade Pública do país debaterão com o grande público os futuros possíveis em todos os campos do conhecimento. Todas as apresentações, debates e shows serão on-line, transmitidos no YouTube e Facebook, em modalidades ao vivo e gravadas. O Festival do Conhecimento UFRJ 2021 – Futuros Possíveis é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, com apoio do Gabinete da Reitoria da UFRJ e da FAPERJ.

ARTIGO
A precarização das vidas negras foi reforçada neste período pandêmico, não por um pretenso novo normal, mas por uma necessidade de reorganização da expansão capitalista diante de mais essa crise. Esta crise da COVID-19 pode ser entendida como pertencente à crise estrutural do capital. Nesta perspectiva, a autora relembra e relaciona a pandemia com o movimento "Vidas Negras Importam" e o frenesi antirracista, necessitando restaurar todos os valores práticos e ideológicos.

Dividida em duas partes, a entrevista, feita pela Professora Hipólita Siqueira, aborda, em um primeiro momento, a experiência de Peck sobre a geografia econômica política, neoliberalização, variegação do capitalismo, entre outros assuntos. Posteriormente, o geógrafo trata de temas como capitalismo de plataforma, urbanismo de austeridade, desenvolvimento desigual e combinado, assim como demais temas.

ARTIGO

A ÁGUA COMO FONTE DE PREVENÇÃO AO COVID-19
Por Amanda Almeida da Silveira, Ana Luiza Nascimento Maia e Renata Bastos da Silva
O artigo desenvolve-se ao abordar a relação da água como ferramenta crucial no combate ao novo coronavírus e qual o papel da CEDAE como produtora de políticas públicas no período pandêmico. Ademais, o artigo conta com um importante relato do cotidiano de uma jovem mãe, durante a pandemia do COVID-19, sobre os desdobramentos práticos de um processo de gestação em um período extremamente complexo e dificultoso de forma a complementar a rotina de prevenção do vírus através do saneamento básico.

E-BOOK

Fruto da pesquisa de economistas do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), o livro foi lançado, em junho, no formato e-book, durante o I Seminário Virtual Cepes. O material evidencia os processos inerentes ao mercado de trabalho, no Brasil, e pondera conceitos como as desigualdades de gênero persistentes e ainda reproduzidas neste cenário, apesar do aumento dos índices de participação feminina. Há, ainda, análise sobre as condições de trabalho de jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Os dois últimos capítulos tratam, respectivamente, sobre intermitência e flexibilização do trabalho pela terceirização e a realidade do trabalho no setor público, temas presentes na Reforma Trabalhista.

PERIÓDICO

Com uma temática a cada edição, a publicação semestral, vinculada ao grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, tem um formato virtual, abordando diversos assuntos relacionados aos âmbitos do empreendedorismo e da inovação, por meio dos resultados e conclusões alcançados pelos estudos do grupo.
Website
Copyright © IPPUR | 2021 | IPPUR | Todos os direitos reservados.
Expediente - Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // IPPUR: João Pedro Prates e Maria Fernanda Fontenele // Você acaba de ler esse e-mail em relação ao IPPUR / UFRJ. Nosso endereço de correspondência é: ippurboletim@ippur.ufrj.br Quer alterar a forma como você recebe esses e-mails? Você pode atualizar seu privilégio ou cancelar uma inscrição nesta lista .

This email was sent to dinac@pr2.ufrj.br
why did I get this? unsubscribe from this list update subscription preferences
Boletim IPPUR · Univ. Da Universidade Federal Do · Avenida Horacio Macedo, Cidade 2151, Cidade Universitaria · Rio De Janeiro, Rj 21941-917 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp