Cursos/Eventos selecionados PR-2
05/10/2021

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Fonte: IAB EMERJ /AIBPI

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Workshop "Questões Contemporâneas do Direito da Propriedade Industrial"

O workshop "Questões Contemporâneas do Direito da Propriedade Industrial" está sendo realizado de 06 a 10 de dezembro, das 9h às 12h. O encontro é promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) em parceria com a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI). Ele ocorrerá na sede da EMERJ, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, e por meio das plataformas Zoom e YouTube. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

09/12 - de 9h às 12h - O tema "Proteção de Peças de Roupa: Marca, Direito Autoral, Desenho Industrial ou Concorrência Desleal? Recente Regulamentação das Marcas de Posição pelo INPI. Análise da Decisão do STJ no Caso Loungerie vs. Hope" será tratado, na quinta-feira, sob coordenação do advogado Luiz Edgard Montaury.

Os palestrantes serão: a desembargadora Flávia Romano de Rezende, presidente do Fórum de Direito Tributário da EMERJ; Rodrigo A. de Outro Preto Santos, mestre em Patentes e Propriedade Intelectual pela Universidade George Washington (GWU- EUA); e a vice-diretora da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Kone Prieto Fortunato Cesário

Fonte: IAB EMERJ /AIBPI

Mais informações

---

07/12/2021
Webinários GEOPI Unicamp | Políticas de PDI no setor elétrico. Participe!

Link

Prazo de inscrições acabando!

10/11/2021
Clube da Escrita CT: Uma conversa sobre a etapa da Qualificação

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ que acontece no dia 21 de outubro, às 14 horas, recebe Carolina Cotta, professora do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe para conversar sobre o processo da qualificação. Apesar da qualificação ser um dos momentos mais importantes do processo acadêmico, pouco se fala sobre ela. Mas, afinal, o que é a qualificação? Qual o objetivo desta etapa? Qual o conteúdo que deve ser apresentado? E como é feito a apresentação para a banca? A partir de sua trajetória como pesquisadora e orientadora, Carolina Cotta irá abordar os aspectos mais importantes da qualificação e que são comuns a diferentes cursos. A proposta é ter uma conversa aberta sobre o tema e tirar as dúvidas dos participantes com relação ao momento de se qualificar. A mediação será realizada por Flávio da Silva Francisco, Pesquisador visitante do PRH 3.1 - Capacitação em Processos e Sistemas da Indústria de Petróleo e de Biocombustíveis da Escola de Química da UFRJ. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube

Link

Evento online e gratuito

21/10/2021
Coppe promove treinamento sobre Clima, NDC e Transportes

Link

Prazo de inscrições acabando!

06/10/2021
VI BRISPE - Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics

Evento acontecerá nos dias 28 e 29 de Outubro de 2021

Mais informações

--------

06/10/2021
Nelson Maculan falará sobre conquistas e derrotas durante seus 50 anos dedicados à UFRJ

Link

Evento online e gratuito via Youtube

05/10/2021
Simpósio North and South: Forms of Inequality within the International Politics of Scientific Production

A iniciativa reúne cientistas e órgãos de fomento para discutir prioridades de promoção da equidade na produção de conhecimento. O evento promove abordagens críticas às assimetrias que afetam a produção de conhecimento, lamentavelmente dramáticas em tempos de desigualdades crescentes em Educação Superior e de ataques à ciência, particularmente nos países do Sul Global.

Clique aqui

Evento online e gratuito de 06 a 08 de Outubro

05/10/2021
Webinários GEOPI Unicamp | Universidade e Sociedade durante e no pós-pandemia: desafios e perspectivas.

Dia 14 de outubro, a partir das 14h, teremos mais um evento da série de debates promovidos pelo LabGeopi. O tema abordado será Universidade e Sociedade durante e no pós-pandemia: desafios e perspectivas. O objetivo é destacar a relação entre universidades públicas (federais e estaduais) e a COVID-19 no Brasil priorizando duas perspectivas. A primeira focaliza a contribuição dessas instituições em termos dos impactos de seus produtos e do envolvimento de seus especialistas nos debates relacionados à pandemia. A segunda trata dos impactos da crise sanitária nas universidades e em suas respostas para enfrentá-los abordando temas como atração e permanência dos alunos, bem como as ações para dar conta dessa política.

Link

Evento online e gratuito

05/10/2021