Estudo em parceria com a UFRJ descreve nova organela pode ter impacto nas ciências biomédicas
11/11/2021

Imagem: Imagem obtida em microscópio de fluorescência mostra a distribuição da proteína desmina (em vermelho) em torno do núcleo (em azul) de uma célula muscular (um mioblasto). (Foto: Claudia Mermelstein)

Pesquisadores da UFRJ, da University of California e do Salk Institute for Biological Studies, também localizado na California, nos Estados Unidos, acabam de publicar um artigo que descrevem uma nova organela sem membranas nas células eucarióticas, ou seja, células que possuem um núcleo. Essa nova organela se localiza na região perinuclear, localizada ao redor do núcleo.

O artigo caracteriza essa região perinuclear como sendo formada por proteínas intrinsicamente desorganizadas distribuídas em uma rede tridimensional de filamentos do citoesqueleto (proteínas que, dentre outras funções, controlam a movimentação de organelas nas células).

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: FAPERJ (Adaptada)