UFRJ realiza 2ª Jornada Científica de Nanotecnologia
04/10/2012

Iniciativa visa divulgar trabalhos brasileiros e discutir o potencial estratégico do que é considerada a tecnologia do século XXI.

De 29 a 31 de outubro, cientistas das áreas de materiais, física e biologia estarão reunidos em um evento com um objetivo em comum: Discutir o potencial estratégico, o atual estágio e o futuro da nanotecnologia no Brasil e no Mundo. Considerada uma área fundamental para os países em desenvolvimento, que querem sair da situação de dependência tecnológica, a nanotecnologia terá um papel revolucionário no século XXI e estima-se que até 2015 o investimento mundial no setor se aproximará dos US$ 3 trilhões.

Criada por iniciativa dos próprios alunos da UFRJ, a Jornada de Nanotecnologia visa trazer profissionais da área com o objetivo de aproximar estudantes de graduação e mercado de trabalho ressaltando o potencial de pesquisa, desenvolvimento e inovação que o setor possui.

Para isto, serão apresentadas palestras e discussões a fim de esclarecer aspectos de cada área abordada na nanotecnologia: Engenharia de materiais, Biologia e Física, trazendo convidados ligados à pesquisa e produção de nanomateriais, assim como representantes de empresas e universidades capazes de apontar propostas e posições para o futuro da profissão.

O curso de graduação em Nanotecnologia é oferecido desde 2010, contando atualmente com mais de 60 alunos nos campus do Fundão e de Xerém da UFRJ. A finalidade do curso é formar profissionais com uma base sólida em Física, Matemática, Química e Biologia e com conhecimentos específicos em Nanotecnologia em três opções de ênfase: Física, Materiais e Bionanotecnologia.

A 2ª Jornada Científica de Nanotecnologia acontecerá no Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho), na Avenida Athos da Silveira Ramos S/N - Prédio do CCMN na UFRJ (Campus do Fundão). Mais informações no site http://www.jornadanano.com/.

(Informações da assessoria do evento)