Premiação apoiada pela Capes homenageia instituições de ensino e pesquisa
16/10/2012

A Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realiza a segunda edição do Prêmio SciVal Brasil, que consagra instituições brasileiras de ensino e pesquisa que se destacaram pela excelência de sua produção científica. A cerimônia de entrega será realizada no dia 18 de outubro, em Brasília.

Premiados
Os vencedores foram selecionados a partir de indicadores de produção científica extraídos da ferramenta de avaliação de produção científica SciVal, da Elsevier, como a colaboração com instituições brasileiras e estrangeiras e citações por documento. As instituições vencedoras no ano anterior foram excluídas do critério que as premiaram.

As instituições premiadas foram Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no indicador Produção Científica (artigos de revisão); Unifesp, no indicador Produção Científica por docente; Universidade Federal de Goiás (UFG), no indicador Crescimento da Produção Científica; UFRJ, no indicador Colaboração Internacional (somente universidades); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no indicador Colaboração Internacional (institutos de pesquisa e outros); Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no indicador Colaboração Nacional (somente universidades); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no indicador Colaboração Nacional (institutos de pesquisa e outros); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), no indicador Citações por documento (somente Universidades); e Instituto do Coração do Hospital das Clínicas e Hospital Israelita Albert Einstein, na categoria Citações por documento (institutos de pesquisa e outros).

Todos os indicadores referem-se a artigos científicos e artigos apresentados em congressos científicos internacionais publicados entre os anos de 2007 e 2011.