PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro





Visite Também

Vivaldo Moura Neto recebe Ordem de Cavalaria da França
10/04/2014

O Acadêmico Vivaldo Moura Neto, coordenador do escritório da TWAS no Brasil, sediado na ABC, foi agraciado com a insígnia de "Chevalier dans l' Ordre des Palmes Academiques" do governo da França, devido aos seus serviços prestados à cultura do país. A condecoração foi concedida pelo ministro da Educação Nacional francês, Vincent Peillon, e entregue a Moura Neto pelo Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, BriceRoquefeuil.

 

A Ordem das Palmas Acadêmicas (em tradução do francês) é uma Ordem de Cavalaria da França para acadêmicos e figuras ilustres de todo o mundo, que se distinguem no campo da cultura e educação. A condecoração honorífica foi criada em 1808 por Napoleão para homenagear os membros eminentes da Universidade, e posteriormente modificada para o formato atual pelo então presidente René Coty, em 1955.

 

Vivaldo Moura Neto é graduado em História Natural pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ), com mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e doutorado na área da Morfologia pela Université Pierre et Marie Curie, na França. Foi bolsista de pós-doutorado do CNPq pelo Instituto Pasteur e pela Universityof Portsmouth (Reino Unido).

 

Professor Titular da UFRJ, Moura Neto faz estudos no campo da Embriologia, trabalhando com temas como células gliais, astrócitos e hormônio da tireóide. No ano passado, ganhou o título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

(Ascom ABC)

http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=3285