ANP abre inscrições para Prêmio de Inovação Tecnológica
13/06/2014

Foi iniciado em 23/05/2014, as inscrições para a primeira edição do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. O objetivo é reconhecer o esforço de instituições de pesquisa e empresas brasileiras que desenvolvam soluções inovadoras para a indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Serão priorizadas as inovações que tenham como origem de recursos a Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) e tenham contribuído para o aumento do conteúdo local em bens e serviços.

 O tema definido para a edição 2014 é "Exploração e produção de petróleo e gás natural". São três categorias: Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT); Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa fornecedora em colaboração com empresa petrolífera; e Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte em colaboração com empresa petrolífera. Além das três categorias de premiação, haverá um prêmio para a "Personalidade Inovação do Ano".

 As inovações devem estar inseridas no mercado ou ter elevado potencial de inserção. Serão definidos até cinco finalistas em cada categoria, com base nos seguintes critérios: registro de patente, recursos da Cláusula de P,D&I, índice de conteúdo local, aplicação e impactos na indústria. Os vencedores ganharão um troféu e todos os finalistas receberão certificado de participação.

 AS INSCRIÇÕES FICARÃO ABERTAS ATÉ 30 DE JUNHO e a divulgação dos finalistas será feita nos dias 21 e 22 de julho. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 de agosto, data de comemoração de 16 anos da criação da ANP.

 As fichas de inscrição e o edital do Prêmio podem ser acessados em http://anp.gov.br/premio [2]. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail premioanp@anp.gov.br ou pelo telefone (21) 2112-8373 .