CNPq - Ações Marie Curie - Programa de Bolsas de Pesquisa
19/11/2015

As Ações Marie Sktodowska-Curie (MSCA) foram inspiradas no nome da cientista franco-polaca com dois Prémios Nobel e pioneira no domínio da radioatividade. No âmbito do pilar de Excelência Científica do programa de financiamento de pesquisa e inovação da União Europeia, Horizonte 2020, as MSCA visam assegurar o máximo desenvolvimento e dinamismo no capital intelectual a fim de gerar novas habilidades, conhecimento e inovação.

Dispondo de um orçamento de 6,16 mil milhões de euros até 2020, estas ações dão apoio à formação e ao desenvolvimento das carreiras profissionais na área da pesquisa, valorizando em especial as competências ligadas à inovação. O programa financia a mobilidade internacional e intersetorial e a excelência em pesquisa, em todos os domínios, numa abordagem "da base para o topo".

As ações concedem apoio e financiamento aos pesquisadores em todas as fases da carreira, independentemente da sua nacionalidade e de seus domínios de trabalho. As MSCA também apoiam os doutorados industriais, que conciliam pesquisa acadêmica com trabalho exercido em empresas. Assim, os cientistas têm a possibilidade de adquirir experiência no setor privado e completar a sua formação com competências ou disciplinas úteis para a sua carreira e inserção no mercado de trabalho.

Dotar os pesquisadores de competências novas e diversificadas e, simultaneamente, proporcionar-lhes condições de trabalho atrativas constitui um aspeto crucial. Além de promoverem a mobilidade entre países, estas ações procuram também quebrar as barreiras — reais ou supostas — entre o mundo acadêmico e os demais setores, em especial as empresas. Várias iniciativas do programa promovem a participação, nomeadamente, da indústria na pesquisa aos níveis de doutorado e pós-doutorado.

Existem quatro grandes tipos de ações:

Redes de treinamentos inovadores (ITN): apoio a redes de formação inovadora que visam desenvolver novos pesquisadores.

Bolsas individuais (IF): apoio à mobilidade internacional de investigadores experientes, com a possibilidade de trabalharem fora do setor académico.

Intercâmbio de pessoal de pesquisa e inovação (RISE): apoio à cooperação internacional e intersetorial.

Cofinanciamento (COFUND): de programas regionais, nacionais e internacionais que financiem bolsas de formação em investigação ou de bolsas que impliquem mobilidade entre países.

Mais informações: http://ec.europa.eu/research/mariecurieactions/index_en.htm