Categorias
Destaques

CAPES, MRE e CNPq lançam Edital PEC-PG 2025: ótima oportunidade para Pós-Graduação de estrangeiros no Brasil

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em gestão coordenada com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), anuncia o Edital Nº 12/2025 do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG).

Este programa de cooperação internacional visa selecionar até 650 bolsistas estrangeiros(as), não brasileiros(as), residentes no exterior e oriundos de países participantes, para cursarem Mestrado e Doutorado presenciais em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Serão ofertadas 100 bolsas de Doutorado Pleno, 350 de Doutorado Sanduíche e 200 de Mestrado Pleno. Os benefícios incluem mensalidades de R$ 3.100,00 para Doutorado (Pleno e Sanduíche) e R$ 2.100,00 para Mestrado Pleno, além de auxílio seguro-saúde e o custeio do auxílio retorno ao país de origem pelo MRE.

Candidatos devem ser estrangeiros, residentes no exterior, com currículo Lattes e identificador ORCID atualizados. Requisitos específicos aplicam-se a cada modalidade.

As inscrições são realizadas online via sistema da CAPES, com prazos distintos: para Mestrado e Doutorado Pleno, de 14 de agosto a 29 de setembro de 2025; e para Doutorado Sanduíche, de 1º de outubro a 30 de dezembro de 2025. Os interessados podem indicar até dois Programas de Pós-Graduação (PPGs) de preferência.

O PEC-PG impulsiona a internacionalização das IES brasileiras, a troca de conhecimentos e o fomento às relações bilaterais, capacitando cidadãos estrangeiros para o desenvolvimento acadêmico e científico em seus países. Para mais detalhes, consulte o edital completo aqui.