Cursos/Eventos selecionados PR-2 (Publicados de 07/06/2021 até 01/08/2021)
08/06/2021

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Parceria entre a CAPES e a Uema oferece 300 mil vagas em cinco cursos

Estão abertas as inscrições para os cursos sobre ensino virtual, oferecidos pela parceria entre a CAPES e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Os cursos, on-line e gratuitos, oferecem 300 mil vagas em cinco modalidades: Psicologia da Educação, Desenho Didático para o Ensino On-line, Como Produzir Videoaulas, Mediação em EaD, Multimeios em Educação.

Inscrições

Cursos Gratuitos

15/07/2021
Clube da Escrita CT - 15/07 - Revisão da literatura e estudos de revisão: como, para que e quando fazer?

No dia 15 de julho, às 14 horas, o Clube da Escrita traz a professora Carolina Alonso, do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ, para conversar sobre "Revisão da literatura e estudos de revisão: como, para que e quando fazer?". A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube

Este II Ciclo de Palestras online, que será realizado no dia 22 de junho, terça-feira, às 14h (horário de Brasília), tem como público-alvo estudantes e profissionais da Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Biologia, Medicina, Química e áreas afins, incluindo a comunidade externa à UFMG, além da população em geral.

O encontro irá abordar os conceitos que definem um estudo de revisão com suas aplicações e alguns dos desenhos comuns. Frequentemente, alunos de graduação e de pós-graduação têm dificuldade para diferenciar um estudo de revisão, que é uma pesquisa com dados secundários de revisão da literatura. E, independente do trabalho, TCC, dissertação, tese ou artigo, é obrigatório conter um capítulo da revisão da literatura sobre o assunto estudado.

A proposta da live é oferecer informações para que estudantes e pesquisadores possam discernir a diferença entre os tipos de revisão e possam desenvolver com mais tranquilidade esse tipo de trabalho. O encontro será mediado por Priscila Blasquez, doutoranda pelo Programa de Engenharia de Produção da Coppe. O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Fonte: Decania do Centro de Tecnologia UFRJ

Link

Evento online, transmitido pelo Youtube

07/07/2021
Ciclo de Webinários GEOPI Unicamp | Edição 2021

Nesta sexta-feira, 02 de julho a partir das 13h30, teremos mais um evento do nosso Ciclo de Webinários GEOPI Unicamp | Edição 2021!

O tema a ser abordado é Avaliação em tempos de Covid-19 e contará com a participação de convidados nacionais e internacionais para debater sobre os desafios que a pandemia trouxe para coleta e análise dos dados.

Clique aqui para ver a programação"

Evento

Transmissão no Youtbe, não há necessidade de inscrição prévia.

29/06/2021
Rodas de conversa do SiBI de junho falará sobre "Incentivo à leitura através das redes sociais"

Na próxima quarta-feira, dia 30 de junho, teremos a última "Rodas de conversa do SiBI" do primeiro semestre.

A próxima live terá como tema "Incentivo à leitura através das redes sociais". A transmissão do evento será realizada a partir das 16h30, no canal do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ no YouTube.

Fonte: SiBI UFRJ

Mais Informações

----

25/06/2021
Fiocruz abre inscrições para curso de atualização em Gestão de Dados de Pesquisas

Estão abertas até o dia 28 de junho as inscrições para o curso de atualização em “Gestão de Dados de Pesquisa: principais conceitos e práticas”, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Oferecido anualmente, o curso pretende formar competências para a Gestão de Dados de Pesquisa em Saúde no âmbito das unidades de informação brasileiras. Coordenado por Viviane Veiga, da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, e Patrícia Henning, do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGB/UniRio) e da Go Fair Brasil, disponibiliza 40 vagas para candidatos com nível superior em Biblioteconomia e áreas afins, dando prioridade de inscrição aos bibliotecários das duas instituições e alunos de pós-graduação em Biblioteconomia e áreas correlatas.

O curso tem carga horária de 30 horas e será transmitido pela plataforma Zoom, semanalmente, às segundas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30h, de 2 de agosto a 3 de setembro de 2021.

Fonte: Site FAPERJ

Inscrições

----

23/06/2021
A pesquisa feita e a pesquisa escrita: a narrativa importa?

Link

Evento online via Youtube

18/06/2021
Economia do Comum e Empreendedorismo Social

É nesta sexta-feira, 18 de junho, a partir das 14h, no canal do Youtube do Pontão da ECO.

Link

Evento online via Youtube

17/06/2021
Clima, água e energia – Coppe promove debate sobre potenciais conflitos socioeconômicos e ambientais

A Coppe/UFRJ promove na próxima quinta-feira, 17 de junho, o seminário Clima, Água e Energia: Potenciais Conflitos Socioeconômicos e Ambientais. Com o objetivo debater a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileira sobre a luz da ciência do clima e dos seus efeitos diretos sobre a população e a economia do País, o evento será realizado das 15 às 18h, e será transmitido pelo YouTube

Link

Evento online via Youtube

16/06/2021
ABA promove webinário em defesa da vida em territórios indígenas e favelas

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) realiza o webinário “Fronteiras da devastação: a defesa da vida em territórios indígenas e de favelas no Brasil atual”. O evento acontece dia 16 de junho, às 17h, e será transmitido pelo canal da TV ABA no YouTube.

A mesa será composta por Eloy Terena, advogado indígena e coordenador da Assessoria Jurídica da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); Joziléia Kaingang, doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Rachel Barros de Oliveira, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cidades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e Roberta Gondim, pesquisadora na Fiocruz. A coordenação é de Luciana de Oliveira Dias, pesquisadora na Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento faz parte do projeto “Ciências Sociais Articuladas – Democracia e Resistências em Defesa da Vida” realizado pela ABA junto com a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) e Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Fonte: Site FAPERJ

Mais Informações

----

15/06/2021
Centro de Artes da UFF exibe filmes do Festival de Cinema Cômico

O Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) recebe, no mês de junho, a itinerância do 1º Festival Brasileiro de Cinema Cômico, realizado pela Ritornelo, através da Lei Aldir Blanc via Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal. A programação é composta por curtas e é exibida sempre às quinta-feiras, às 19h. As exibições seguem até o dia 24 de junho.

Fonte: Site FAPERJ

Mais Informações

----

15/06/2021
II Ciclo de Palestras do Grupo de Pesquisa Bromatologia - Análise de Alimentos (FAFAR/UFMG)

A alergia alimentar consiste em uma reação imuno mediada decorrente da ingestão de um alimento alergênico por um indivíduo sensível. Ela pode se manifestar de forma branda, com sintomas cutâneos e gastrointestinais, contudo, pode levar a consequências graves, como a anafilaxia. Diante da inexistência de uma cura e dos problemas em relação à eficácia e segurança dos tratamentos disponíveis, a restrição do consumo do alimento alergênico é a intervenção mais recomendada. Portanto, muitos países tornaram obrigatória a declaração dos principais alimentos causadores de alergia na rotulagem de produtos embalados e alguns já avançaram em processos regulatórios incluindo produtos a granel e serviços de alimentação. Diante desse cenário, torna-se indispensável uma abordagem interdisciplinar e ampliada sobre a temática da alergia alimentar. Assim, este evento será um momento bastante pertinente para a discussão sobre ações governamentais e políticas públicas para a regulação do tema; metodologias analíticas que possam dar suporte aos Programas de Controle e Avaliação do Risco de Contaminação Cruzada, como também aos órgãos de regulamentação e fiscalização; desafios relacionados à pesquisa e ao desenvolvimento de alimentos para indivíduos sensíveis; além de aspectos clínicos.

Este II Ciclo de Palestras online, que será realizado no dia 22 de junho, terça-feira, às 14h (horário de Brasília), tem como público-alvo estudantes e profissionais da Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Biologia, Medicina, Química e áreas afins, incluindo a comunidade externa à UFMG, além da população em geral.

Mais informações no Instagram: @bromatologia.ufmg

Fonte: Faculdade de Farmácia - UFMG

Inscrições

Evento online, gratuito e com emissão de certificado

15/06/2021
Fiocruz, Coppe/UFRJ e Air Centre organizam workshop internacional

De 28 a 30 de junho será realizado o I Workshop Internacional para o Desenvolvimento Integrado de Tecnologias Sustentáveis em Energia, Oceanos e Saúde, uma parceria entre pesquisadores do Instituto de Pós-Graduação (Coppe/UFRJ), por meio do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce), e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em associação com o Atlantic International Research Center (AIR Centre), instituição intergovernamental de países do Oceano Atlântico, que promove soluções orientadas ao conhecimento de prioridades nacionais e desafios globais que exigem pesquisa interdisciplinar e inovação de sistemas complexos da Terra por meio de cooperação internacional.

Fonte: Site FAPERJ

Mais Informações

----

14/06/2021
RISE 2021 – Rio Scientific Entrepreneurship, de 14 a 17 de junho

Link

Inscrições gratuitas

08/06/2021
Novo vídeo no canal do SiBI: Como acessar os e-books da Cambridge Core

Até novembro de 2021, a comunidade acadêmica da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro terá acesso a TODOS os e-books disponíveis pela Cambridge Core. Finalizado esse período, os e-books que acumularem o maior número de acesso serão os livros adquiridos de forma perpétua pela universidade..

Link

Evento online via Youtube

14/06/2021
Lasa lança Plataforma Alarmes de monitoramento de queimadas

Uma iniciativa do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ), o sistema Alarmes de alertas sobre incêndios será lançado dia 8 de junho em live no canal YouTube.

Link

Evento online via Youtube

08/06/2021
Coleção de Microbiologia e Imunologia

Link

Inscreva-se!

08/06/2021
Projeto de Extensão do IFCS/UFRJ discute “Por que nós amamos?”

O projeto de extensão “Acontece no IFCS”, realizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), retomou sua série de lives intitulada “Bate-papo”. O objetivo dessa série é apresentar entrevistas com convidados sobre temas sociais que estão na ordem do dia. Na próxima terça-feira, 8 de junho, às 18h, a série debate sobre o amor e por que nós amamos com o professor de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Renato Noguera.

Link

Evento online via Youtube

08/06/2021
Empreendedorismo Em Saúde - Caxias é Live

As lives acontecem nas terças-feiras, às 17h, e contam com a participação de discentes, docentes e pesquisadores da UFRJ e também de outras universidades.

Link

Evento online via Youtube

07/06/2021