Sobre a perplexidade e indignação do CEPG em relação ao resultado do Edital PrInt 041/2017
24/08/2018

O Conselho de Ensino para Graduados, reunido no dia 24 de agosto de 2018, manifesta sua perplexidade e indignação em relação ao resultado do Edital PrInt 041/2017. Move esta Moção o teor do Parecer que nega os recursos do Edital à Universidade Federal do Rio de Janeiro, com um texto em que este Conselho não consegue reconhecer nem a Instituição nem o próprio Edital.

A UFRJ contribui com 10% dos cursos "de excelência", conceitos 6 e 7, do País, e todos os Programas que participam da Proposta institucional gerem iniciativas de internacionalização. A decisão de privilegiar a real pertinência aos termos do Edital foi imperativa na seleção dos Programas que integraram a Proposta.

O Conselho de Ensino para Graduados da UFRJ endossa e reitera a Proposta institucional enviada para concorrer ao Edital Print 041/2017, ratificando seu processo interno de elaboração e corroborando seu texto final.

Além desses pontos, causa estranheza a este Conselho superior que não tenha sido contemplada pelo Edital nenhuma instituição pública de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro, entre elas a UFRJ.

Por fim, o CEPG manifesta sua confiança no sistema nacional de Pós-graduação, integrado pela Capes, que foi construído com o trabalho, o esforço e a dedicação da comunidade científica brasileira, visando ao desenvolvimento da ciência, à tecnologia e à inovação em prol do País.