Lançado o Prêmio Álvaro Alberto 2011
13/12/2010

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Conrad Wessel (FCW) garantem promoção do prêmio nos próximos cinco anos.

No lançamento do Prêmio Álvaro Alberto 2011, na sede da FCW, em São Paulo, na sexta-feira, dia 10, foi assinado também um Termo de Compromisso de cinco anos para a realização do Prêmio Álvaro Alberto.

Durante a solenidade, o ministro Sergio Rezende e o presidente do CNPq, Carlos Aragão, destacaram a grande contribuição do prêmio para o estímulo às pesquisas voltadas para a as artes, a cultura e a ciência. "Foi a partir desta premiação, que a fundação se aproximou da comunidade científica brasileira, e estabeleceu uma relação virtuosa que progride a cada dia", disse Rezende.

Para o presidente da FCW, Américo Fialdini Júnior, "a marca desta parceria é o bom entendimento". Ao ressaltar o papel do CNPq no processo de qualificação cada vez maior do prêmio, principalmente em relação ao processo de avaliação e julgamento dos trabalhos, Fialdini informou que o Prêmio Álvaro Alberto será de R$ 200 mil reais no próximo ano.

Prêmio Almirante Álvaro Alberto

Instituído em 1981, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia foi restabelecido em 2006, em reconhecimento e estímulo a cientistas brasileiros que prestam relevante contribuição nos campos da Ciência e Tecnologia. O prêmio é entregue anualmente, em cerimônia pública.

Considerado uma das mais importantes premiações do país, o prêmio contempla, em sistema de rodízio, uma área do conhecimento por ano: Ciências da Vida; Ciências Exatas e da Terra; e Ciências Humanas e Sociais. Em 2011, será agraciada a área de Ciências da Vida. O vencedor recebe diploma, medalha de ouro e um prêmio em dinheiro quantificado anualmente pelo CNPq, não inferior a R$ 150 mil, concedido pela FCW.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do MCT)