A Ciência brasileira em estado de alerta- Ex-ministros lançam manifesto público a favor da ciência na Coppe neste evento
28/06/2019

Ex-ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação lançaram na manhã de segunda-feira, 1/7, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), um manifesto em defesa do setor no país. Aloízio Mercadante, Celso Pansera, Clélio Campolina, Marco Antonio Raupp e Roberto Amaral propuseram a criação de um observatório que vai discutir e alertar a sociedade sobre os riscos de retrocesso para o desenvolvimento econômico brasileiro sem investimentos na ciência.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, e o presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Luiz Davidovich, também participaram do evento, que marcou o último dia da gestão do professor Roberto Leher à frente da UFRJ.

Fonte da notícia: Site UFRJ

Clique aqui para maiores informções

<---------------------------------------------------------------------------------------------------------->

“A Ciência brasileira em estado de alerta” é o tema do encontro que reunirá, no dia 1º de julho, no Rio de Janeiro, ex-ministros da Ciência e Tecnologia para discutir a crise que atinge o setor. O evento será realizado, das 11h30 às 13h, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2).

No final do evento, será divulgado um manifesto com as principais questões e propostas debatidas pelos ex-ministros.

As universidades públicas federais, responsáveis por 95% da produção científica brasileira, já tiveram este ano 42,3% do seu orçamento anual contingenciado, e bloqueadas 6.198 bolsas de alunos de mestrado, doutorado e de pesquisadores de pós-doutorado.

Não é necessário inscrever-se para o evento.

Fontes da notícia: Site Eventos UFRJ e Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ

Fonte do banner: Site Eventos UFRJ

Clique aqui para mais informações

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Ex-ministros se reúnem na Coppe' que saiu no site da UFRJ sobre este assunto