Saiba como se prevenir do novo coronavírus
19/03/2020

A pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, se alastra pelo mundo desde o fim de 2019. O vírus tem sintomas iniciais semelhantes a um resfriado, mas se agrava rapidamente, causando infecções respiratórias, podendo ser fatal. A melhor forma de combater a pandemia é se manter informado e adotar medidas de prevenção.

O que é o coronavírus?

Corona é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo vírus, COVID-19, foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, na China.

Como o COVID-19 é transmitido?


A contaminação pelo vírus mais comum ocorre de pessoa para pessoa, pelas gotículas respiratórias ou contato direto com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com boca, nariz ou olhos.

Qual o período de incubação do vírus?


Os primeiros sintomas da infecção aparecem de 2 a 14 dias após a contaminação.

Quais são os sintomas?


Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como prevenir?


As principais medidas recomendadas para evitar o contágio são: lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato próximo com pessoas doentes, evitar aglomerações, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Caso tenha retornado do exterior ou tido contato com alguém infectado, é recomendado ficar em quarentena por 14 dias.

A CAPES divulgou um guia com diretrizes sobre viagens internacionais para bolsistas e pesquisadores.

Com informações do Ministério da Saúde.

Fonte: CCS/CAPES ( Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.