Evaldo Vilela é o novo presidente do CNPq
20/04/2020

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) nomeou, nesta sexta-feira, 17, Evaldo Ferreira Vilela para o cargo de Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTIC.

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Vilela é mestre em Entomologia pela USP e doutor em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra.

Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. Foi membro da CTNBio/MCTI. Foi reitor da Universidade Federal de Viçosa - UFV (2000 a 2004) e diretor da Fundação Arthur Bernardes - Funarbe (1994 a 1999). Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 - 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG (março a dezembro de 2014).

Assumiu a presidência da FAPEMIG em 2015, cargo que ocupava até o momento. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, Capes e Finep. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. É, também, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - Confap.

O MCTIC agradece o trabalho do doutor João Azevedo que, durante todo o ano de 2019, trabalhou intensamente na presidência do CNPq. Mesmo com as dificuldades orçamentárias, Azevedo soube conduzir a instituição com grande eficiência e seu conhecimento continuará contribuindo para o crescimento do CNPq e da ciência e tecnologia do Brasil como um todo. ASCOM/MCTIC

Clique aqui para acessar na íntegra.

Fonte: Site CNPq (Adaptada)