Maratona Hackovid-19 contempla Gabriel Teixeira (UFRJ) na categoria de computação com projeto "COVISEG"
21/07/2020

Foto: Logo Projeto COVISEG - Segmentação de imagens de TC para casos de COVID19

O graduando em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aluno de iniciação científica do CBPF, Gabriel Teixeira, em parceria com Nahum Sá, foi ganhador do prêmio da categoria especial de Computação da Maratona Virtual Hackovid-19 pelo desenvolvimento de um software que, por meio de Inteligência Artificial, estima quais áreas costumam ser lesionadas em pacientes contaminados pela COVID-19 a partir de tomografias do pulmão.

“Em geral, esse tipo de exame exige a presença de um radiologista para verificar as áreas de interesse (onde costuma haver lesão)”, explica Teixeira. O método seria capaz de identificar tais áreas a partir do que os radiologistas segmentaram anteriormente, ensinando a máquina a identificar os locais das lesões mais comuns.

Durante a pesquisa para a elaboração da proposta, os estudos indicaram que o exame de tomografia, mais delicado, é capaz de identificar lesões em casos mais iniciais da doença. “O tempo que o especialista demora analisando pode ser precioso, e a ferramenta é capaz de agilizar um dos métodos do diagnóstico. Quanto maior a velocidade de descobertas das lesões, mais pessoas poderão ser tratadas”, explica Sá.

Mais informações sobre o COVISEG

A PR-2 parabeniza os pesquisadores pelo destaque.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte da notícia: Site ONU (Adaptada)