Alunos da Coppe e do Cefet disputam a final do Invent for the Planet
28/07/2020

Atualizado em 30/07/2020

"Alunos do Cefet/RJ e da UFRJ vencem pela 2ª vez maratona mundial de inovação"

Confira aqui

_____________________________________________

O time formado por alunos da Coppe e do Cefet representa o Brasil na grande final do Invent for the Planet 2020. Em função da pandemia, este ano a final conduzida pela Texas A&M University acontece remotamente. A equipe brasileira é formada por quatro integrantes: Larissa Fonseca e Dimitri Costa, alunos de doutorado em Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, e Samuel Breves e João Lucas, alunos de graduação de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do Cefet-RJ.

Nesta última etapa do desafio, grupos formados por alunos de seis universidades disputam o primeiro lugar com projetos inovadores, cujo principal objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do planeta. A equipe brasileira leva a proposta de um sistema de filtragem de microplásticos na saída de água das residências. Trata-se de um filtro que captura as pequenas partículas de plásticos presentes na água liberada pelas máquinas de lavar. Essas partículas são poluentes e representam risco para a microfauna presente nos oceanos. Atualmente, cerca de metade dos microplásticos produzidos em uma residência são provenientes de máquinas lavadoras de roupas.

A equipe brasileira é liderada pelos professores Marcelo Savi, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe e da Escola Politécnica, e Pedro Pacheco, do Cefet-RJ, que também coordenaram o Invent for the Planet 2020 realizado, no mês de fevereiro, no Rio de Janeiro, que contou com a participação de 31 alunos da Coppe, Poli/UFRJ e Cefet.

Clique aqui para mais informações

Fonte: Site COPPE UFRJ (Adaptada)