EDITAL CEPG/CEG Nº 357, de 16 de setembro de 2020, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC EM - Divulgado o resultado
21/09/2020

Atualização de 19/10/2020:

Clique aqui para acessar 'RESULTADO PIBIC-EM – em ordem alfabética'

---------------------------------

Atualização de 02/10/2020:

Clique aqui para acessar a NOVA PROPOSTA DE CRONOGRAMA PARA O EDITAL PIBIC EM

---------------------------------

Atualização de 28/09/2020:

Segue abaixo esclarecimento da Coordenação PIBIC-EM/PR-2/UFRJ sobre o EDITAL CEPG/CEG Nº 357, de 16 de setembro de 2020, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC EM :

''Gostaríamos de esclarecer que o Edital PIBIC-EM está aberto a participação de todos os professores e técnico-administrativos da UFRJ com doutorado, inclusive do Colégio de Aplicação.

Como indicado no Edital a participação dos professores do CAp e do Complexo de Formação de Professores é incentivada:

"2.1. Cadastrar orientadoras(es) interessadas(os) em participar do PIBIC-EM, com projetos que obedeçam aos princípios gerais da formação científica, para interação com estudantes do ensino médio das escolas públicas selecionadas pelo Complexo de Formação de Professores e com o Colégio Aplicação da UFRJ, preferencialmente."''

Fonte: Coordenação PIBIC-EM/PR-2/UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para acessar na íntegra o 'EDITAL CEPG/CEG Nº 357, de 16 de setembro de 2020 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC EM '

Última atualização em 16/10/2020

---------------------------------------

Divulgado 'EDITAL CEPG/CEG Nº 357, de 16 de setembro de 2020 , Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC EM'.

2. OBJETIVOS DO EDITAL

2.1 Cadastrar orientadoras(es) interessadas(os) em participar do PIBICEM, com projetos que obedeçam aos princípios gerais da formação científica, para interação com estudantes do ensino médio das escolas públicas selecionadas pelo Complexo de Formação de Professores e com o Colégio Aplicação da UFRJ, preferencialmente.

2.2 O processo seletivo interno poderá contemplar projetos de pesquisa e difusão da ciência em todas as áreas do conhecimento.

2.1.1. Os projetos de pesquisa devem, preferencialmente, apresentar grau de aderência a uma das Áreas Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (estabelecidas na Portaria MCTIC nº 1.122/2020, com texto alterado pela Portaria MCTIC nº 1.329/2020), entre as quais se incluem, diante de sua característica essencial e transversal, projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais, que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico, sendo este grau de aderência um dos critérios de avaliação das propostas.

Última atualização em 16/10/2020