EDITAL CEPG/CEG Nº 361, de 21 de setembro de 2020 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas 2020 (PIBIC-AF) - Divulgado Resultado Final da Seleção para Concessão de Bolsas - 2020/2021
22/09/2020

Atualização de 03/11/2020:

Reproduzimos abaixo mensagem da Comissão PIBIC-AF/UFRJ sobre o resultado final do 'EDITAL CEPG/CEG Nº 361, de 21 de setembro de 2020 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas 2020 (PIBIC-AF)':

''Prezados Pesquisadores,

Apresentamos o Resultado Final do Processo Seletivo PIBIC-Ações Afirmativas (PIBIC-AF) 2020/2021.

Recebemos 51 solicitações para a concessão de 05 cotas de bolsa e obtivemos: 05 bolsas novas concedidas; e o banco de reserva formado por 10 novas solicitações que ficarão em banco de reserva de acordo com o Edital (pontuações igual/acima de 320 pontos). As propostas apresentam mérito técnico-científico porém, na análise comparativa desta demanda, não obtiveram prioridade que permitisse a concessão da bolsa, considerando a disponibilidade.

Na Tabela I, em ordem alfabética, a relação das novas bolsas aprovadas PIBIC-AF para o período de 2020-2021.

Comissão PIBIC-AF

Clique aqui para acessar o 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC-AF Resultado Final da Seleção para Concessão de Bolsas - 2020/2021 '

-----------------------------------------------------

Atualização de 26/10/2010 (modificada em 27/10/2020)

Reproduzimos abaixo mensagem da Comissão PIBIC-AF/UFRJ sobre o resultado parcial do 'EDITAL CEPG/CEG Nº 361, de 21 de setembro de 2020 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas 2020 (PIBIC-AF)':

''Prezados Pesquisadores,

Apresentamos o Resultado Parcial do Processo Seletivo PIBIC-Ações Afirmativas (PIBIC-AF) 2020/2021.

Recebemos 51 solicitações para a concessão de 05 cotas de bolsa e obtivemos: 05 bolsas novas concedidas; e o banco de reserva formado por 11 novas solicitações que ficarão em banco de reserva de acordo com o Edital (pontuações igual/acima de 320 pontos). As propostas apresentam mérito técnico-científico porém, na análise comparativa entre as propostas desta demanda, não obtiveram prioridade que permitisse a concessão da bolsa, considerando a disponibilidade.

Nesse sentido comunicamos que, conforme disposto em Edital, o critério adotado, para a concessão de bolsa Nova foi a pontuação explicitada no Edital CEPG/CEG nº 361, de 21/09/2020, publicado no BUFRJ nº 34, de 24/09/2020.

De acordo com o Edital, aquele que desejar impetrar recurso, este deverá ser enviado eletronicamente para o e-mail pibic-af@pr2.ufrj.br no período de recursos: 26/10 a 28/10/2020.

Comissão PIBIC-AF''

Clique aqui para acessar o 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC-AF Resultado Parcial da Seleção para Concessão de Bolsas - 2020/2021'

-----------------------------------------------------

Divulgado 'EDITAL CEPG/CEG Nº 361, de 21 de setembro de 2020 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas 2020 (PIBIC-AF)'.

1- DOS OBJETIVOS

1. A Política Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica para Ações Afirmativas (PIBIC-AF), vem a complementar as Ações Afirmativas já existentes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem como objetivos:

a. coadunar a política de pesquisa à política de ação afirmativa visando ampliar a participação de grupos sociais em espaços tradicionalmente por eles não ocupados, quer seja em razão de discriminação direta, quer seja em função de danos históricos a serem reparados;

b. despertar a vocação científica e desenvolver talentos para a pesquisa, em estudantes de graduação que ingressaram no ensino superior através de ações afirmativas, fomentando e estimulando a participação em projetos de pesquisa conduzidos por docentes/pesquisadores reconhecidos pelo mérito científico e pela excelência de seus resultados;

c. ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de Iniciação Científica para estudantes de graduação cuja inserção, no ambiente acadêmico, tenha ocorrido por programa de ações afirmativas para ingresso no Ensino Superior;

d. desenvolver ações inovadoras que ampliem a troca de saberes entre as comunidades populares e a universidade, valorizando o protagonismo dos estudantes universitários beneficiários das ações afirmativas no âmbito das Universidades públicas brasileiras, contribuindo para o fortalecimento de seu vínculo com o espaço acadêmico;

e. estimular pesquisadores a engajarem estudantes de graduação (cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa) nas atividades de iniciação científica e tecnológica, integrando-os em grupos de pesquisa, de forma a acelerar a expansão e a renovação do quadro de pesquisadores, docentes e discentes e, consequentemente, estimular a produção científica em coautoria docente/discente;

f. fortalecer a política de Ação Afirmativa existente na UFRJ.

Clique aqui para acessar na íntegra o 'EDITAL CEPG/CEG Nº 361, de 21 de setembro de 2020 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas 2020 (PIBIC-AF)' '