Resultado: Edital FAPERJ nº 31/2012: Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do RJ – 2012
08/10/2012

 

Coordenador

Instituição

Titulo do Projeto

Adriana Cesar Bonomo

UFRJ

Aprendendo com livros e ciência na região serrana do estado (São Pedro da Serra, Lumiar e Vargem Alta)

Alexandra Anastacio Monteiro Silva

UFF

Química na cozinha: uma proposta de ensino contextualizada  para a educação de jovens e adultos

Almy Junior Cordeiro de Carvalho

UENF

Plantas medicinais como ferramenta para o ensino de botânica em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro

Andréa Carla de Souza Góes

UERJ

Ciência moderna representada na biologia molecular: capacitação e atualização de professores

Andréa Espinola de Siqueira

UERJ

Capacitação de professores e implementação de novas práticas pedagógicas para o ensino de botânica na escola municipal desembargador oscar tenório

Andrea Velloso da Silveira Praça

UFRJ

Ciência interativa no currículo mínimo de biologia

Angelo da Cunha Pinto

UFRJ

A química como vocação: basta melhorá-la no ensino médio

Arnaldo José Santiago

UERJ

Melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas através de aulas interativas utilizando  módulos didáticos e simulação computacional

Bianka Pires André

UENF

Saber e sabor: o relacionamento de alunos do ensino fundamental com a leitura

Catia Antonia da Silva

UERJ

Educação socioambiental nas escolas de campo grande e santa cruz (rio de janeiro): compreendendo o território da pesca artesanal na Baía de Sepetiba

Celia Regina da Silva Anselme

UVA

Conversando sobre: oficina de debate

Celso Barbosa de Sant'Anna Filho

INMETRO

Ampliação e manutenção da infraestrutura do laboratório de biologia do Colégio Estadual Círculo Operário

Cristiane Cardoso

UFRRJ

Subsídios para a capacitação de professores de Geografia na Educação Básica: Articulando teoria e prática para a construção de uma atividade docente crítica e reflexiva

Cristina Maria Carvalho Delou

UFF

Projeto jovem cientista do Instituto Vital Brazil – um ICT melhorando o ensino de ciências pela estimulação de novos talentos em escola pública

Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues

UNIFOA

Apoio ao Colégio Estadual Vila Maria - melhoria no ensino de ciências e criação de espaços interdisciplinares

Elaine de Oliveira

UERJ

A importância de um laboratório de quimica de alimentos nas escolas públicas na motivação precoce para ciência e para o processo de aprendizagem

Eleonora Kurtenbach

ECV

Pólo de educação científica: elo entre escolas públicas e o Espaço Ciência Viva

Eline das Flores Victer

UNIGRANRIO

 O processo ensino aprendizagem e a melhoria do ensino de matemática e física

Flávia Borges Mury

UFRJ

Implantação de um Laboratório e Instrumentalização dos Professores de Ciências da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira Como Iniciativa para a Atuação Efetiva no Combate à Dengue no Município de Macaé e Região

Hindenburgo Francisco Pires

UERJ

Realização colaborativa pelos alunos do NEPAG Colégio Pedro II unidade escolar Realengo Ii do documentário “trânsito carioca”

Isa Costa

UFF

A parceria UFF-IEPIC na formação permanente de professores e na organização do currículo por projetos de trabalho

Jane Cristina de Oliveira Faria Amaral

UFRJ

Anatomia através do Tato: Integrar para Ensinar

Jose Garcia Ribeiro Abreu Junior

UFRJ

“Um Mergulho no Corpo”: Programa de aprimoramento da formação de professores e alunos do ensino básico nos temas transversais relacionados a morfologia.

Leandro Dias de Oliveira

UFRRJ

Pensando o espaço de Arraial do Cabo: Pesquisas e Práticas Educativas no Colégio Municipal Vera Felizardo

Leandro Garcia Pinho

UENF

As culturas afro-brasileira e indígena como patrimônio cultural significativo nas raízes da formação, dos costumes e tradições étnicas no município de Itaperuna-RJ

Luciana Pires de Sá Requião

UFF

Formação inicial para professores da rede pública da Costa Verde Sul Fluminense na área da educação musical: uma proposta de material didático para auxílio à implementação da Lei 11.769/08

Luís Felipe Skinner

UERJ

Rede de monitoramento participativo da qualidade das águas e solo no município de Arraial do Cabo: inserção social do ensino de ciências e biologia

Luisa Andrea Ketzer

UFRJ

Melhoria do ensino de ciências no município de Duque de Caxias através de conhecimentos construídos por meio da investigação científica.

Márcia Denise Pletsch

UFRRJ

A escolarização de alunos com múltiplas deficiências em uma escola pública da baixada fluminense:

Marcos Antonio Carneiro da Silva

UFRJ

Educação física escolar: aspectos metodológicos em debate

Marcos Barreto de Mendonca

UFRJ

Inserção do tema de desastres naturais associados a deslizamentos de terra no ensino fundamental das escolas públicas

Marcos Venicius Soares Pereira

PUC-RIO

Física e matemática do ensino médio aplicadas a sistemas de engenharia

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

UFRJ

Relação Universidade-Escola: ampliando abordagens no ensino de Ciências a partir da educação ambiental

Mário Alberto Cardoso da Silva Neto

UFRJ

Interação universidade-escola-governo: contribuindo para a formação de professores através de uma proposta de curso de férias.

Mônica de Mesquita Lacerda

UFRJ

Energia:fundamentos e experimentação

Paulo Sergio Salomon

UFRJ

Aprendendo microbioogia Marinha no CIEP Presidente Agostinho Neto

Regina Célia Gollner Zeitoune

UFRJ

O software educativo como uma tecnologia de ensino aprendizagem sobre álcool, crack e outras drogas e sexualidade na adolescência – uma proposta para o ensino médio de escolas publicas

Renato Augusto DaMatta

UENF

Melhoria do ensino de ciências no norte do estado do Rio de Janeiro viabilizando laboratórios, desenvolvendo protocolos de atividades práticas e capacitando professores

Rita Marisa Ribes Pereira

UERJ

"Canteiro de Obras": crianças e professores constroem ludicamente suas histórias

Suzete Araujo Oliveira Gomes

UFF

Conscientização sobre o risco de doenças transmitidas por artrópodes-vetores em escolas públicas associadas às comunidades carentes do estado do Rio de Janeiro.

Taís Rabetti Giannella

UFRJ

Laboratórios de Experiências e Reflexões  da Escola Madrid (LEREM):  formação de professores e integração de tecnologias de informação e comunicação no ensino, na perspectiva de um computador por aluno

Valéria Nunes Belmonte

UFRJ

Melhoria dos laboratórios didáticos de ciências das escolas públicas da região norte fluminense

Veronica Clemente Villar Martini

FAA/CESVA

Laboratório multidisciplinar de ciências

Vinicius da Silva Ramos de Sousa

UERJ

Revitalização do laboratório de ciências do Colégio Estadual Doutor Albert Sabin