Há
décadas, tais programas têm assumido importante papel na formação de jovens
estudantes, iniciando-os na pesquisa e estimulando-os a dar continuidade às
suas trajetórias acadêmicas na pós-graduação. No âmbito da UFRJ, centenas de
alunos foram e têm sido acompanhados por experientes pesquisadores, ampliando o
interesse discente pela investigação desde os primeiros períodos da graduação.
Nos últimos anos, como resultado de esforços institucionais, registra-se
progressivo aumento da demanda por bolsas de IC por nossos docentes que, cada
vez mais qualificados, dedicam-se à formação acadêmica dos discentes.
Mantendo-se aquela redução, o sucesso dos programas, seja em relação aos
estudantes, seja em relação aos pesquisadores orientadores, estará seriamente
comprometido.
O
Conselho Universitário denuncia a gravidade da situação e alerta para os
prejuízos decorrentes para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
e para o futuro da pesquisa no país. Assim, insta veementemente o CNPq a
reconsiderar o corte orçamentário aplicado aos Programas Institucionais de
Iniciação Científica.
Prof. Roberto Leher
Reitor