BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

122º Boletim Informativo (publicado em 28/07/2023)
Boletim Informativo da PR-2

Clique aqui para ter assinatura do Boletim Informativo da PR-2 quinzenalmente.

Caso não esteja visualizando, clique aqui.

Data de publicação: 27/07/2023
122º

Editais e Chamadas Públicas

Programa Cátedra Tübingen lança EDITAL Nº 18/2023

Foi publicado em 11 de julho de 2023 o Edital Nº 18/2023 do Programa Cátedra Tübingen para fomentar o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica de docente ou pesquisador doutor de alto nível e de notório reconhecimento pela comunidade acadêmica e científica do Brasil e no exterior, por meio da concessão de bolsa no exterior exclusivamente na modalidade Cátedra, na área de pesquisa - Farmácia e Farmacologia.

Saiba mais

Fonte: CAPES (Adaptada)

Lançamento da edição 2023 do "Global Innovation Network Programme" (GINP)

A Agência de Ensino Superior e Ciência da Dinamarca lançou edição 2023 do "Global Innovation Network Programme" (GINP), instrumento por meio do qual se pretende estimular "networking" em pesquisa e inovação entre a Dinamarca e 12 países prioritários, a saber: Brasil, Austrália, Canadá, China, Índia, Israel, Japão, Coreia do Sul, África do Sul, Suíça, Reino Unido e EUA. No âmbito do GINP, "stakeholders elegíveis" dinamarqueses (institutos de pesquisa, clusters, pesquisadores individuais, departamentos em universidades, hospitais, institutos de ensino superior e entidades governamentais) poderão solicitar, até o prazo de 15/08/2023, até DKK 750 mil (aproximadamente USD 110 mil) para o estabelecimento de parceria com duração de dois anos, com atores em áreas científicas e tecnológicas específicas, em formato bilateral com o Brasil, como também em formato trilateral. O subsídio destina-se a atividades como intercâmbios e viagens, visitas de delegações, workshops, conferências e programas de treinamento.

Saiba mais

Fonte: CNPq (Adaptada)

Capes lança edital Edital nº 16/2023 do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento é uma iniciativa da CAPES e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) voltada para a promoção de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu e formação de professores para a educação básica. Serão investidos mais de R$600 milhões. O objetivo é formar e capacitar, no Brasil e exterior, estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa de excelência. Os projetos devem incluir temas como combate ao racismo, difusão do conhecimento da história e cultura afro-brasileira e indígena, educação intercultural, acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva. Cada proposta apresentada precisa envolver, no mínimo, uma instituição de ensino superior e pesquisa do Brasil e outra estrangeira. As candidaturas devem ser apresentadas até o dia 31 de agosto.

Saiba mais

Fonte: CAPES (Adaptada)

Notícias UFRJ

Expediente na UFRJ nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023

Atendendo à Portaria nº 3.814, de 17/7, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o expediente na Universidade Federal do Rio de Janeiro durante jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023 fica assim estabelecido pela Reitoria da UFRJ:

Nos dias em que os jogos se realizarem até as 7h30, o expediente iniciará às 11h, horário de Brasília.

Nos dias em que os jogos se realizarem às 8h, o expediente iniciará às 12h, horário de Brasília.

As horas não trabalhadas em decorrência do exercício da faculdade de que trata o art. 2º da portaria serão objeto de compensação no período de 1º/8 a 29/12, conforme os termos estabelecidos na portaria. Os eventos festivos e atividades da UFRJ marcados antes da publicação da portaria serão mantidos.

Saiba mais

Fonte: Conexão UFRJ (Adaptada)

UFRJ ganha medalhas da Ordem do Mérito Científico por contribuição à ciência

Cinco professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) receberam do governo federal a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelas contribuições destacadas à ciência, à inovação e à tecnologia no país. A cerimônia da condecoração aconteceu na última quarta-feira, 12/7, em Brasília, e contou com a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Foram premiados Luiz Pinguelli Rosa (in memoriam), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ); Marcelo Marcos Morales, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF); Marco Lucchesi, da Faculdade de Letras, e presidente da Fundação Biblioteca Nacional; Stevens Kastrup Rehen, do Instituto de Biologia e Fernando Garcia de Mello, do IBCCF (o cientista havia renunciado à medalha, em 2021, no governo anterior). A solenidade de condecoração foi marcada pela reparação histórica a cientistas cuja premiação foi retirada em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro, por realizarem pesquisas que contrariaram posições governamentais.

Leia a notícia completa

Fonte: Conexão UFRJ (Adaptada)

Notícias de outras Instituições

CAPES flexibiliza norma sobre acúmulo de bolsas e atividades remuneradas

A CAPES flexibilizou as normas para o acúmulo de bolsas e atividades remuneradas. As instituições de ensino superior e pesquisa e os programas de pós-graduação terão liberdade para definir as próprias regras. A única vedação geral é ter mais de uma bolsa de mesmo nível — mestrado, doutorado ou pós-doutorado — financiadas com recursos federais — o que engloba a própria Fundação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com a atualização as instituições de ensino superior e pesquisa e os programas de pós-graduação terão mais autonomia. Eles podem, a partir de agora, desenvolver regulamentações próprias uma vez que estão mais próximos às demandas locais e às realidades das diferentes áreas do conhecimento.

A publicação da portaria permite que desde já a CAPES e os programas de pós-graduação se prepararem para a alteração que passa a vigorar a partir de 1⁰ de outubro. Adi Balbinot, diretor de Tecnologia da Informação da CAPES, explica que “este tempo vai garantir que os sistemas estejam preparados para permitir esse acúmulo, de modo que as novas regras fiquem disponíveis, de forma transparente, para nosso público-alvo”. Isso inclui, ainda, a interação entre as plataformas da Fundação e de outros órgãos, como as do CNPq.

Saiba mais

Fonte: CGCOM/CAPES (Adaptada)

FAPERJ solicita atualização dos dados cadastrais de seus pesquisadores

Visando avançar em ações de equidade e diversidade em seus editais, a FAPERJ acaba de incluir no cadastro do SisFAPERJ uma novidade: pesquisadores poderão informar seu gênero, raça e se contam com alguma deficiência. Os dados, mantidos em sigilo, serão tabulados e servirão para estudos internos, que orientarão o desenvolvimento de programas, editais, bolsas e auxílios.

Presidente da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ, Letícia de Oliveira comemora a mudança. "Solicitamos que todos atualizem seus cadastros. Esses dados serão muito importantes para podermos evoluir, rumo a uma ciência mais democrática", afirma.

Saiba mais

Fonte: Faperj (Adaptada)

FAPERJ anuncia apoio extra a concursados do governo federal

Os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, e da FAPERJ, Jerson Lima Silva, tiveram um encontro no início desta semana na sede da Fundação, no centro do Rio de Janeiro. Durante a reunião, foi lançada a ideia de a Fundação subsidiar futuros concursados com um “enxoval” de apoio à instalação. Em junho deste ano, o Governo Federal autorizou o preenchimento de 4.436 vagas em 20 ministérios. Em breve, várias instituições federais de Ciência, Tecnologia e Inovação localizadas no estado abrirão vagas de concurso. A proposta é que os aprovados possam concorrer em um edital FAPERJ a auxílios para instalação de seus laboratórios. Nesse edital, serão avaliados os projetos de cada candidato, o currículo Lattes e a classificação no concurso.

Saiba mais

Fonte: Faperj (Adaptada)

CNPq e MCTI anunciam reajuste das bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciam nesta terça-feira, 18, o aumento do valor das Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, destinadas à formação e capacitação de recursos humanos e à agregação de especialistas, que contribuam para a execução de projetos de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico, assim como atividades de extensão inovadora e transferência de tecnologia. O reajuste contempla oito modalidades e beneficia 6.500 bolsistas atualmente em atuação. Os novos valores passam a valer já no próximo pagamento, em agosto. O impacto orçamentário é de R$ 202 milhões, com recursos do orçamento do CNPq, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do MCTI e de instituições parceiras que contam com bolsistas das modalidades contempladas, tais como o Ministério da Saúde, Embrapa, INPE, Fiocruz, AEB e outros.

Saiba mais

Fonte: CNPq (Adaptada)

Para ter acesso ao que acontece no universo da inovação dentro da UFRJ, confira : inovacao.ufrj.br

Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook

Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br

Prédio do Centro de Excelência em Gás Natural (CE-GN), Rua Papoulas, s/n, Bloco 4, Parque Tecnológico da UFRJ, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, CEP 21941-804. E-mail: gabinetepr2@pr2.ufrj.br.
Horário de atendimento presencial: segunda a sexta-feira de 10:00h às 15:00h.