O edital tem como objetivo selecionar 1 (um) pesquisador para atuar como representante brasileiro no subgrupo que avalia os dados de seleção de sítios de perfuração (Site Survey Subgroup), do Painel de Avaliação Científica (Science Evaluation Panel – SEP), por um mandato de três anos. O SEP avalia o mérito científico das propostas de furo submetidas pela comunidade científica internacional participante do programa IODP, para a realização de expedições científicas de pesquisa em mar profundo.
Fonte: CCS/CAPES
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançaram a Chamada Pública 33/2018 destinada a apoiar projetos de pesquisa em ecologia, monitoramento e manejo integrado do fogo.
Fonte: Site do CNPq
O Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) contará com novos investimentos que somam R$ 18 milhões para projetos de pesquisa científica, tecnológica e em inovação. O valor envolve recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e estão previstos na chamada para seleção de propostas.
A CAPES abraçou o Programa Antártico Brasileiro e investirá R$ 5,7 milhões no Programa.Fonte: Site do CNPq e e CCS/CAPES
A Chamada Pública CNPq/MCTIC/Setec nº25/2018 visa apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País visando o enfrentamento da resistência antimicrobiana.
Fonte: Sistema Financiar
Oportunidade de financiamento de pesquisa na área da saúde.
Fonte: Sistema Financiar
Oportunidade de financiamento de pesquisa na área da saúde.
Fonte: Sistema Financiar
Artigo publicado no periódico inglês Future Science AO examina se as postagens em uma mídia social são modismo ou se há evidência científica quando o assunto é o câncer associado a alimentos funcionais.
Uma das autoras do artigo, Claudia Jurberg, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Professora da UFRJ, explica que foram analisados alimentos funcionais relacionados ao câncer no Pinterest (rede social de compartilhamento de fotos) e se havia evidência científica ou não no portal de periódicos do PubMed, que é um motor de busca de livre acesso à base de dados MEDLINE de citações e resumos de artigos de investigação em biomedicina.Fonte: Site do CNPq (Adaptada)
A convite da Diretoria de Tecnologia, representantes de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos estiveram reunidos, na segunda-feira, dia 13 de agosto, na sede da FAPERJ, a fim de debater a política de fomento da Fundação para os próximos anos e o desenho de futuros editais destinados a esse segmento nas instituições científicas e tecnológicas (ICTs) situadas em território fluminense.
Participaram da reunião, além do diretor de Tecnologia da FAPERJ Maurício Guedes e assessores da Diretoria de Tecnologia, representantes da Uerj, RedeTec, INT, PUC-Rio, LNCC, TecCampos, Ietec/Cefet, Inmetro, Coppe/UFRJ e IFRJ.Fonte: Site da FAPERJ
Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook
Para acessar as newsletters 'Por Dentro da Agência UFRJ de Inovação', acesse: inovacao.ufrj.br
Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br