Bolsas têm previsão de pagamento na terça-feira, 18/04/2017
17/04/2017

A Reitoria da UFRJ recebeu na noite de quinta, 13/04/2017, os recursos financeiros necessários para pagamento de bolsas estudantis e contratos de serviços terceirizados. Em nota, a Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3) informa que os pagamentos devem ser feitos apenas na terça, 18/04/2017, devido ao feriado e ao prazo de 48 horas para compensação bancária.

Na última sessão do Conselho Universitário, Eduardo Serra, pró-reitor de Graduação, informou que duas resoluções em benefício dos estudantes bolsistas foram publicadas pelo Conselho de Ensino de Graduação. A primeira define que aqueles com bolsas em atraso terão direito a usar sem ônus os Restaurantes Universitários; a segunda decide pelo abono de faltas, nos casos em que a ausência de bolsas impeça a frequência regular à Universidade.

Já na quinta-feira, a Superintendência-Geral de Políticas Estudantis (SuperEst) realizou os trâmites para garantir junto aos Restaurantes Universitários a liberação do acesso.

Situação financeira

Devido ao Decreto 8.961, de 16/1/2017, a cota de limite de empenho (pagamentos) no âmbito do governo federal tem sido reduzida: apenas 1/18 do orçamento total é liberado a cada mês e, por isso, a UFRJ recebeu menos da metade dos recursos esperados até abril deste ano.

Clique aqui para ler o balanço orçamentário do bimestre, publicado em março.

Confira abaixo a nota publicada pela PR-3:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças

Rio de Janeiro, 14 de abril de 2017.

Sobre a liberação de recursos financeiros e pagamentos

A Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3) informa que, ao final da tarde do dia 13 de abril, a UFRJ recebeu recursos financeiros para pagamento das despesas já liquidadas, destacando-se as bolsas estudantis e os contratos continuados de serviços de pessoal terceirizado.

Essa liberação ocorreu a partir da interlocução da Reitoria junto à Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação e após a confirmação dos valores requeridos, apresentados no início desta semana. Ainda na noite do dia 13/4, foi possível comandar os pagamentos das bolsas estudantis e dos contratos de pessoal terceirizado.

Contudo, devido ao feriado da Sexta-Feira da Paixão e ao período de 48 horas para a compensação bancária, avaliamos que os créditos desses pagamentos só estarão efetivamente em conta na terça-feira, 18 de abril.

Na segunda-feira, a PR-3 fará um balanço dos pagamentos realizados e os limites dos recursos recebidos, para que seja possível avaliar até onde poderemos avançar sobre outros compromissos.

Por fim, mas não menos importante, reafirmamos nosso compromisso em atualizar as informações sobre encaminhamentos futuros para a comunidade universitária.

Saudações Universitárias,

Roberto Gambine

Pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças

Leilane Tavares