Programa atua na consolidação da formação dos profissionais da saúde
11/10/2010

Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
Segunda, 11 de Outubro de 2010 15:53

O novo Programa Pró-Ensino na Saúde atua na consolidação da política nacional de formação dos profissionais da saúde implementada ao longo dos últimos cinco anos. É o que explica a diretora de Gestão da Educação na Saúde, Ana Estela Haddad. A iniciativa teve resultado divulgado na quinta-feira, 7, e aprovou 23 projetos de apoio ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica em ensino na saúde.

O programa é fruto de uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS). No total, 47 projetos foram submetidos para análise. O financiamento totalizará aproximadamente R$ 16,8 milhões, que serão repassados ao longo de quatro anos.

A diretora afirma surpresa com a quantidade de iniciativas submetidas. "Não esperávamos a apresentação de 47 projetos, entre os quais, muitos com méritos relevantes". Para ela, o programa ainda traz a vantagem de promover o intercâmbio entre programas e instituições. "Com a possibilidade de estabelecer parcerias, trabalhando em rede, dinamizamos a troca de experiências, e como resultado, todos saem ganhando", explica.

Ensino e Serviço
O Pró-Ensino na Saúde atua junto ao Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde) no fortalecimento da integração entre ensino e serviço. Eles fazem parte do Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), cujo objetivo é apoiar as instituições de ensino superior a avançarem na implementação das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação na saúde.

Estão envolvidos nestas iniciativas aproximadamente 600 cursos de graduação, com alcance de quase 100 mil estudantes. No PET Saúde, participam também os profissionais dos serviços de saúde, como preceptores bolsistas, o que permite que eles participem do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, enquanto atuam na assistência à população.

Para a diretora Ana Estela, o Pró-Ensino na Saúde é importante no incremento de habilidades dos professores. "Todas essas mudanças exigem dos docentes competências que em muitos casos não tiveram oportunidades de desenvolver. Nesse sentido, o Pró-Ensino na Saúde tem o relevante papel de promover e ampliar a formação docente, e fortalecer a área de ensino na saúde como campo de produção científica de excelência", conclui.

Áreas estratégicas
Desde sua reestruturação em 2007, a Capes passou a desenvolver ações em parceria com vários ministérios, fundações estaduais de apoio à pesquisa e outras instituições. De acordo com coordenador-geral de Programas Estratégicos, Luciano de Azevedo, esses programas estão ligados a linhas de ação do governo. "As ações visam principalmente a formação de pessoal qualificado de alto nível em áreas consideradas estratégicas para o Estado brasileiro", explica.

Para Azevedo, a cooperação firmada entre a Capes e o Ministério da Saúde é um dos destaques dos programas estratégicos, com ações para qualificar jovens doutores e fomentar a pesquisa científica em áreas prioritárias ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do Edital Pró-Ensino na Saúde, a parceria com o MS resultou também no edital Pós-Doc SUS, que financia anualmente 30 bolsas de estágio pós-doutoral, de um total de 150 a serem selecionados até 2013. "Agora, com a implementação dos projetos selecionados pelo Pró-Ensino na Saúde, será possível desenvolver e fortalecer o ensino de pós-graduação e graduação em Saúde, também considerados estratégicos", conclui.

O programa
O edital Pró-Ensino na Saúde selecionou grupos de professores e pesquisadores de instituições brasileiras públicas e privadas com programas de pós-graduação com nota mínima 4. O programa objetiva possibilitar a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de mestres, doutores e estágio pós-doutoral na área de ensino na saúde. A ideia é contribuir para desenvolver esta formação, considerada estratégica para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os itens financiáveis para os projetos contemplados estão bolsa no país nas modalidades mestrado acadêmico, doutorado, e professor-visitante (nacional ou estrangeiro). O valor de financiamento de cada projeto será de até R$ 220 mil por ano, incluindo todas as despesas, num total de R$ 820 mil máximo por iniciativa. Os projetos possuem cinco anos para a execução das atividades.

Mais informações sobre o Pró-Saúde podem ser obtidas pelo telefone (61) 2022-6310 ou pelo e-mail cii@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Acesse o resultado e conheça outros programas estratégicos da Capes.