Semana Nacional de C&T completa seis anos de atividades
15/10/2010

Em 2004, um decreto assinado pela Presidência da República institucionalizou a maior feira de divulgação científica do país

Sempre em outubro, uma semana inteira é dedicada à divulgação científica e tecnológica em diversos municípios. Neste ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será de 18 a 24 próximos.

A cada ano, o número de atividades e de participantes aumenta. O tema do evento este ano é "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável". Será estimulado o debate sobre as maneiras de se utilizar a biodiversidade para o crescimento do país sem que a natureza seja prejudicada.

De acordo com o diretor do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ildeu Moreira, o público alvo da feira de ciência não são apenas as crianças. "Pretendemos pegar a curiosidade natural dos pequenos como também a curiosidade que move os adolescentes, adultos e idosos", diz. "A participação de todos é muito importante para criarmos uma cultura de ciência e tecnologia", destaca.

Entre as atividades cadastradas estão palestras, exibição de filmes, shows de física e de química, exposições, entre outros. Cada estado é responsável pela organização da estrutura onde as atividades ocorrem. Geralmente o evento se realiza em locais onde há grande circulação de pessoas.

Abertura

A abertura oficial da SNCT 2010 será terça-feira (19), às 16h, em Brasília. A cerimônia será na tenda montada na Esplanada dos Ministérios, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.

Nas seis edições anteriores a Semana já atraiu cerca de 5% da população brasileira. No total, foram cerca de 63 mil atividades entre 2004 e 2009.

Este ano, o número de eventos ainda não foi fechado. O balanço na manhã desta sexta-feira, dia 15, contabiliza 9,7 mil atividades em 325 cidades com a participação de 630 instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação.

Para saber onde haverá atividades da SNCT 2010 acesse o site http://semanact.mct.gov.br

(Felipe Linhares, Assessoria de Comunicação do MCT)