Ver Ciência 2010: destaque para sustentabilidade e biodiversidade
15/10/2010

A 16ª Mostra Internacional de Ciência na TV (Ver Ciência 2010) será realizada de 18 a 24 de outubro, com atividades no RJ, SP, Brasília, Olinda/Recife (PE). Além disso, como acontece todos os anos, a mostra fará parte da Semana Nacional de C&T e circulará por 35 cidades

A mostra Ver Ciência é realizada anualmente desde 1994 pela VideoCiência, e reúne  programas de TV dos mais diversos países, que apresentam a ciência e a tecnologia ao grande público de forma clara, atraente e também como entretenimento cultural de qualidade.

Segundo o curador nacional da mostra, José Renato Monteiro, a grade da Semana Nacional de C&T, considerada como o grande circuito do Ver Ciência, contará com 75 atrações. Além dos programas regulares de emissoras de todo o mundo, a mostra incluirá produções específicas sobre desenvolvimento sustentável - tema da Semana. Entre elas, aponta José Renato, destacam-se os programas "How Many People Can Live on Planet Earth?", da BBC, "The Big Energy Gamble", da WGBH (a TV pública americana), e "Energy 2050 - Life After Oil Crash", da emissora austríaca ORF.

A questão urbana também será lembrada no eixo do desenvolvimento sustentável, especialmente no programa "Cidades e Soluções", da Globo News. Outra temática abordada na mostra será a da sustentabilidade amazônica, com programas das séries "Globo Universidade" e "Expedições".

O Ano Internacional da Biodiversidade será outro eixo do Ver Ciência. Além de filmes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD, na sigla em inglês), a mostra inclui episódios do "Repórter ECO", da TV Cultura, e do "Globo Universidade".

Além disso, ressalta José Renato Monteiro, serão exibidos documentários do antigo Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince), recuperados pela Cinemateca de SP, dirigidos por Humberto Mauro entre 1937 e 1960.

Na mostra regular, destaque para as produções da BBC inéditas no Brasil, como a série "Maravilhas do Sistema Solar", apresentada pelo físico Brian Cox. Entre as produções nacionais, haverá sessões especiais em comemoração aos 25 anos do programa "Globo Ciência" e aos 15 anos da série "Expedições".

Homenagem

Desde 2006, a mostra presta homenagem especial a um programa de TV, série ou emissora que tenha dado uma contribuição relevante à disseminação da cultura científica pela televisão. Em 2010, o reconhecimento é para Sir David Attenborough, naturalista, autor e apresentador de TV, que aos 84 anos continua em plena atividade, produzindo séries apresentadas por emissoras do mundo inteiro.

"Sir David é incansável. Chegamos a convidá-lo para vir ao Brasil, mas ele não pôde aceitar porque estará filmando na Tailândia", conta José Renato.

Para a abertura da mostra, na segunda-feira, dia 18 de outubro, no RJ, está programada palestra de Jana Bennett, principal executiva da BBC e ex-diretora do Science Department da emissora britânica. Ela apresentará trechos dos programas e séries que a BBC preparou para celebrar os 350 anos da Royal Society, a mais antiga academia de ciências do mundo, considerada o berço da ciência moderna.

Bennett estará também em São Paulo (dia 19/10) e Recife (dia 20/10).

A programação completa do Ver Ciência pode ser conferida no site www.verciencia.org.br
(Daniela Oliveira)