Mais nove brasileiros tornam-se acadêmicos da TWAS
21/10/2010

Reunião Geral da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) foi aberta nesta terça-feira, dia 19 de outubro, em Hyderabad (Índia), indicando 58 cientistas como novos membros

Em torno de 400 cientistas de 40 países participam da 21ª Reunião Geral da TWAS, cujo Conselho é atualmente presidido pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis Jr. O evento vai até sexta-feira, dia 22.

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, participou da abertura da reunião. "A ciência é um condutor chave que guia o discurso global", afirmou Singh, que se disse amigo, desde a década de 1950, de Abdus Salam, paquistanês agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 1979 e presidente fundador da TWAS. Singh destacou a importância de Salam para "mostrar ao mundo em desenvolvimento o caminho da cooperação científica".

"Países em desenvolvimento compartilham desafios semelhantes", completou o primeiro-ministro indiano, referindo-se ao combate a doenças tropicais e à transformação da agricultura tradicional, questões que não recebem atenção dos países desenvolvidos. "Não devemos esperar que os outros resolvam nossos problemas", discursou Singh.

Novos membros

A TWAS foi fundada em 1983 e lançada oficialmente pelas Nações Unidas em 1985. Desde 1991, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) é responsável pela administração da entidade. A TWAS é sediada no Centro Abdus Salam de Física Teórica (ICTP, em inglês), em Trieste (Itália). Seus membros podem ser plenos (para cientistas que vivem e trabalham em países em desenvolvimento) e associados (para cientistas de países desenvolvidos).

Os cientistas indicados nesta 21ª Reunião Geral serão empossados no próximo encontro da academia, no Marrocos, em 2011. Com isso, o número de membros da TWAS chegará a mil. Dos 58 indicados, 11 são mulheres, incluindo uma brasileira. Outros oito brasileiros também foram indicados.

Os novos membros brasileiros são: Belita Koiller, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ciências Físicas); Paulo Arruda, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Carlos Clemente Cerri, da Universidade de São Paulo (Ciências Agrárias); Claudio Landim, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Ciências Matemáticas); Fernando Galembeck, da Unicamp (Ciências Químicas); Márcio Pimentel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ciências da Terra); Marcio Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (Ciências Matemáticas); Ricardo Gazzinelli, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Minas Gerais (Ciências da Saúde); e Virgilio Almeida, da UFMG (Ciências da Engenharia)

Veja a lista completa dos novos membros em:

(Com informações do boletim Notícias da ABC e da TWAS)