Seminário no RJ discutirá os rumos da nanotecnologia
05/11/2010

Evento realizado pela Fiocruz colocará em debate as oportunidades e os desafios dessa tecnologia emergente, em especial na área da saúde

Organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e seguindo a tradição dos seminários da Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Renanosoma), o 7º Seminário Internacional de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente será realizado de 10 a 12 de novembro, no Rio de Janeiro.

Ele apresentará e discutirá a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em produtos nanotecnológicos, especialmente na área da saúde. Ao mesmo tempo, incentivará o conhecimento e o debate sobre os potenciais riscos desses produtos e seus impactos sociais, ambientais, sanitários, éticos, regulatórios e, inclusive, sobre o desenvolvimento rural.

O seminário se dirige a cientistas, professores, estudantes, formuladores de políticas públicas, formadores de opinião e a todos os cidadãos interessados em conhecer o assunto e participar dos rumos de seu desenvolvimento.

Serão abordadas as seguintes temáticas: produtos e usos das nanotecnologias, em especial no setor saúde; efeitos e impactos potenciais das nanotecnologias na saúde e no ambiente; nanotecnologias, convergência tecnológica e sociedade; e regulação de nanotecnologias.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no site www.nanoseminar.com.br