Estudo, cuja coordenação geral é ocupada pela Professora da UFRJ Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva. investiga a história dos santos venerados na cidade do Rio de Janeiro
31/08/2018

São Sebastião do Rio de Janeiro. O santo que dá nome à cidade, fundada em 1565, é apenas um entre os muitos que deixaram marcas não apenas na religiosidade carioca, mas em diversos outros campos, como na toponímia, na paisagem, no calendário, nas manifestações artísticas, na linguagem e nas festas populares. “Hoje os santos participam, direta ou indiretamente, da vida de todos os moradores do Rio de Janeiro, sejam católicos ou não. Dentre os diversos santos cultuados, encontramos vários personagens que viveram ou tiveram a sua memória transmitida durante a Idade Média, e que são foco do nosso estudo”, destaca a historiadora Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva, professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena, junto com Leila Rodrigues da Silva e Paulo Duarte, o Programa de Estudos Medievais (Pem). Para a realização da pesquisa, Andréia contou com recursos obtidos por meio do programa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, no qual foi contemplada.

Clique aqui para acessar a notícia completa

Fonte da notícia: Site da FAPERJ