Conjunto arquitetônico da Avenida Koeler, em Petrópolis, é tema de palestra
03/05/2019

A arquitetura do casario senhorial da principal avenida do centro histórico de Petrópolis será tema da segunda conferência da série "Casas brasileiras & interiores". Com o título “Avenida Koeler: as divisões internas de uma casa senhorial do século XIX”, a palestra será ministrada pelo mestrando em Critica e História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ) Júlio Reis, na terça-feira, dia 14 de maio, às 18h, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. A entrada é franca. A Avenida Koeler, em Petrópolis, destaca-se pela preservação de seu conjunto arquitetônico composto por palacetes e casas senhoriais em sua maioria do séc. XIX, mantendo-se inalterado até hoje. Por meio de registros fotográficos, é possível conhecer os interiores e os seus aposentos, e assim compreender melhor a noção de espaço e convivência desta elite. Promovida pelo Grupo de pesquisa "Casas senhorias e seus interiores: estudos luso brasileiros em arte, memórias e patrimônio", da Fundação Casa de Rui Barbosa, a série dedica-se à divulgação de estudos, pesquisas, fontes textuais e visuais sobre interiores de casas brasileiras, sua divisão espacial, decoração e representação, foi iniciada em março e terá continuidade nos dias 20 de agosto e 5 de outubro.

Clique aqui para conferir a programação completa

Não é necessário se inscrever.

Clique aqui para conferir a programação completa

Fontes da notícia: Site FAPERJ e Fundação Casa de Rui Barbosa