INFOCAPES de março - Plataformas de informação e formação
10/03/2020

Desde 2007 a CAPES atua na melhoria da formação inicial e continuada de professores da educação básica. De lá para cá, com a evolução da tecnologia, várias soluções foram apresentadas para apoiar o trabalho da Coordenação, entre elas duas plataformas educacionais, criadas para garantir o mapeamento do sistema educacional e a divulgação – de forma gratuita e universal – do conhecimento.

Além dessas ferramentas, há também a Plataforma Sucupira, que ajuda os gestores da pós-graduação em suas atividades junto à Coordenação, e o Catálogo de Normas e Atos Administrativos, o CAD, que reúne regulamentos relacionados às atividades da CAPES.

Na 17ª edição do InfoCAPES, é possível acompanhar o que o Portal EduCAPES e a Plataforma CAPES de Educação Básica podem oferecer.

Abaixo destacamos algumas das matérias da edição desse mês desse informativo:

Plataforma Sucupira: 68 milhões de acessos e novas funções

Com 23 milhões de usuários e 68 milhões de acessos em 2019, a Plataforma Sucupira ampliou suas funções. Para expandir o seu serviço como um portal facilitador para a comunidade acadêmica, a CAPES atualizou a ferramenta, que agora possui um módulo de egressos e pós-doutorado, garantindo aos programas a possibilidade de registrar as atividades de forma mais transparente.

Catálogo reúne normas e atos administrativos da CAPES

O Catálogo de Normas e Atos Administrativos (CAD) reúne regulamentos relacionados às atividades da CAPES e seus boletins de serviço institucional.

A Plataforma reúne resoluções, portarias, pareceres, decretos, leis, instruções normativas, despachos, medidas provisórias, editais, súmulas de pareceres e projetos de lei.

Sistema facilita acesso a dados estatísticos da CAPES

O Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES (GeoCAPES) reúne dados consolidados da pós-graduação, com referências geográficas, das áreas finalísticas da Coordenação. Criado em 2008, o sistema reúne estatísticas, referentes à avaliação da pós-graduação, fomento no País e no exterior.

As informações estão divididas por sete indicadores: concessão de bolsas de pós-graduação no Brasil, distribuição de bolsistas da CAPES no exterior, distribuição de alunos de pós-graduação no Brasil, distribuição de programas de pós-graduação no Brasil, distribuição de professores, acesso ao Portal de Periódicos e investimento da CAPES em bolsas e fomento. Todas as categorias contêm dados por ano.

O sistema é atualizado anualmente, com informações repassadas pelas diretorias da CAPES, referentes ao ano anterior. A partir deste mês começa a coleta junto às diretorias e, ainda no primeiro semestre de 2020, deve-se concluir o processo referente ao ano passado.

Fonte: CCS/CAPES (site CAPES Adaptada)

Para mais informações, acessem https://www.capes.gov.br/infocapes/017-marco-2020/#M3 e https://www.capes.gov.br/36-noticias/10196-infocapes-de-marco-plataformas-de-informacao-e-formacao