O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, participou nesta terça-feira, 27, no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em Brasília, do Seminário Internacional "A Cooperação Cultural, Educativa e Científica entre o Brasil e a Espanha". O evento foi organizado pela Fundação Carolina e pela Faculdade Latino - Americana de Ciências Sociais (FLACSO).
Presidente ressaltou a importância das ações da Capes para o progresso da cooperação educativa entre os países.
Durante o evento, o presidente da Capes e o diretor acadêmico da Fundação Carolina, Alfredo Moreno, assinaram um acordo de ratificação de cooperação internacional entre os países, em que metade das bolsas disponibilizadas para 2012 seguirão para brasileiros estudarem na Espanha e metade para espanhóis estudarem no Brasil.
Em sua explanação, o presidente ressaltou a importância das ações da Capes para o progresso da cooperação educativa entre os países. Somente em 2010 foram investidos R$ 1,4 milhões em projetos conjuntos de pesquisa com a Espanha, o que colaborou para que hoje o país seja o 5° no destino de bolsistas da Capes. Para Jorge Guimarães, ainda há um segmento que precisa ser inserido na cooperação internacional. "Nosso objetivo agora é ampliar o segmento da formação de professores da educação básica na Espanha.", afirmou.
Também estiveram presentes o conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Ángel Altisent, e a chefe da Divisão de Temas Educacionais do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Almerinda Augusta de Freitas Carvalho.
Além dos resultados já alcançados, os presentes também discutiram os desafios futuros para a consolidação da cooperação entre os dois países como a validação de graduação e de títulos acadêmicos entre os países e a necessidade de investimento no ensino técnico nas duas nações.