Coppe identifica trabalhadores mais suscetíveis à Covid-19
13/04/2020

Uma pesquisa conduzida no Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), liderada por Yuri Lima, do Laboratório do Futuro, mapeou o índice de risco de contaminação dos trabalhadores brasileiros pelo vírus, de acordo com suas atividades profissionais. O resultado revelou que 2,6 milhões de profissionais da área de Saúde apresentam risco de contágio acima de 50%. Dentre os mais vulneráveis estão os técnicos em Saúde Bucal, que somam 12.461 profissionais no País, com 100% de risco de contágio, em função do ambiente e da proximidade física com os pacientes. Vendedores varejistas, operadores de caixas e demais profissionais do comércio somam cerca de cinco milhões de trabalhadores e apresentam, em média, 53% de risco de serem infectados pelo Covid-19. Caso as aulas não tivessem sido suspensas, os professores também estariam no grupo de profissionais mais afetados, com índice de risco acima de 70%. Os trabalhadores menos vulneráveis são os que exercem suas atividades de forma quase solitária, com destaque para os 14.215 operadores de motosserra, que, atuando nas áreas rurais apresentam risco de 18%. Roteiristas, escritores, poetas e outros que realizam trabalho voltado para o setor artístico e intelectual também têm pouca chance de contaminação, em média 19%. O estudo também mostra que o coronavírus deverá mudar a dinâmica do mercado e os modelos de negócios das empresas, podendo até antecipar a substituição dos seres humanos por robôs e pela automação na execução de tarefas.

Fonte: Coppe/UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para saber mais