Portal de Periódicos: treinamentos para a comunidade acadêmica
13/04/2020

Professores, estudantes e servidores das Instituições de Ensino Superior (IES) que têm acesso ao Portal de Periódicos da CAPES podem participar dos treinamentos online sobre o uso da biblioteca virtual e suas bases de dados. As inscrições para o mês de maio ficam abertas até a véspera dos cursos ou lotação das turmas, que têm 250 vagas.

As capacitações são gratuitas e ministradas por representantes das editoras. O conteúdo ensinado é voltado ao interesse do usuário e ao uso das bases de dados do Portal. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira e em dois sábados pela manhã. A duração varia de acordo com cada área do conhecimento.

Para se inscrever os usuários devem fazer login no “Meu Espaço”, verificar os treinamentos em aberto e escolher o de preferência. O cronograma das capacitações é feito pela equipe do Portal de Periódicos da CAPES, considerando os conteúdos contratados, as áreas do conhecimento abrangidas e quantidade de conteúdo.

Para ter acesso a muitos conteúdos no Portal é necessário o reconhecimento do IP institucional para que não haja restrição durante a navegação. Devido à pandemia da COVID-19 e a recomendação de não frequentar fisicamente o espaço das universidades, uma alternativa é o acesso aos treinamentos de forma remota pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que também depende da instituição para ser oferecida aos usuários. Em caso de dúvida sobre o acesso via CAFe, o interessado deve entrar em contato com a sua instituição.

O Portal de Periódicos da CAPES é a maior biblioteca virtual do país e tem mais de 48 mil títulos de periódicos, 129 bases de dados de referências e resumos, 42 bases de dados estatísticas, 65 bases de teses e dissertações, 48 obras de referências, 15 bases de conteúdos audiovisuais, 16 bases de arquivos abertos e redes de e-prints, 10 bases de patentes, 2 bases de dados de normas técnicas e mais de 275 mil documentos dentre anais, relatórios, livros, anuários, guias, manuais, dentre outros.

Informações sobre os treinamentos podem ser solicitadas pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Fonte: CCS/CAPES (site CAPES Adaptada)

Clique aqui para saber mais