Já conhece os aplicativos da CAPES? - Para acesso aos seus programas e sistemas há seis aplicativos da CAPES na loja do Governo Federal
29/04/2020

Para acesso aos seus programas e sistemas os seis aplicativos da CAPES estão na loja do Governo Federal, encontrada na Apple Store (Apple) e na Play Store (Google).

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mantém seus APPs atualizados pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos aplicativos. Ali, técnicos acompanham e analisam os comentários e sugestões dos usuários nas lojas virtuais para executar novas funcionalidades e melhorar as que já existem. Todos os programas passam por teste de qualidade antes de serem oferecidos ao público.

“Pela disponibilização dos aplicativos da CAPES na plataforma Gov.br, esperamos alcançar mais usuários e contribuir para o processo de transformação digital do governo brasileiro”, explicou Milton Sampaio, diretor de Tecnologia da Informação da CAPES.

Aplicativos

O acesso aos aplicativos móveis da CAPES é feito com as mesmas identificações de usuário e senha dos demais sistemas da Coordenação.

O Bolsista CAPES permite que o usuário veja dados de bolsas em andamento e finalizadas, assim como informações bancárias cadastradas e histórico de pagamentos. Uma atualização está em desenvolvimento para trazer uma nova funcionalidade que permite a implementação da bolsa do beneficiário e a configuração dos dados de segurança, como recuperação de senha.

Com o Periódicos é possível acessar remotamente o Portal de Periodicos da CAPES, via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Ele possui a opção de pesquisa rápida por assunto, periódico, livro e base, e permite navegar em websites referenciados pelos resultados das buscas. O APP está com um novo leiaute e a consulta pode ser feita por uma barra de busca única, o que permite ao usuário melhor fluidez durante as pesquisas.

O sisUAB permite a alunos e professores da educação superior e pós-graduação realizarem buscas por instituições de ensino superior (IES) e seus polos de apoio ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio de um mapa interativo. O APP possui uma busca avançada de localização por região, unidade federativa, instituições, polos e grau dos cursos. O aplicativo permite, ainda, a visualização de cursos oferecidos em cada polo.

Para atender aos pró-reitores das IES, existe o Sucupira Pró-Reitor, que dá acesso aos dados institucionais preenchidos pelos coordenadores dos seus Programas de Pós-Graduação (PPGs). Pelo APP ele pode ser alertado sobre pendências em processos de desativação de curso ou programa, mudança de área básica, nome e data de início do curso, além de proposta de cursos novos. O aplicativo permite, ainda, acesso a todos os professores da instituição.

O eduCAPES permite buscar livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta ou sob domínio público.

O último aplicativo lançado, o Pesquisador CAPES, foi desenvolvido para que o usuário acompanhe o andamento dos processos de Auxílio Pesquisador (AUXPE) e possa visualizar informações da execução do projeto, além de consultar lançamentos de prestação de contas.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada) >

Clique aqui para mais informações