Boletim IPPUR nº 18 - 30 de abril de 2020
30/04/2020


Boletim nº 18 - 30 de abril de 2020




FUNDO COPPETEC DE APOIO
Ventiladores de exceção para Covid-19 - UFRJ

A UFRJ se dispõe a desenvolver e produzir ventiladores pulmonares de exceção para a ventilação invasiva de pacientes em estado grave de Covid-19 (infectados pelo vírus SARS-CoV-2), em situações ou locais em que não se disponha de ventiladores pulmonares mecânicos produzidos com registro da Anvisa. Trata-se de um projeto em desenvolvimento, cujos produtos serão validados por meio de dois protocolos experimentais com testes em seres humanos.



REVISTA
10 anos da revista "e-metropolis"

Motivados pelo objetivo de democratizar o acesso e a divulgação do conhecimento científico no âmbito do Planejamento Urbano e Regional e suas áreas correlatas, o primeiro número da "e-metropolis" foi publicado em maio de 2010. A revista completa 10 anos de existência, tendo cumprido muitas das metas estabelecidas no momento de sua concepção, além de ter extrapolado muitas delas a partir do instante em que se aproximou de outras áreas do conhecimento.



PODCAST
Cientistas sociais e o coronavírus

A proposta desta série é a de inverter o vetor do boletim cientistas sociais e Coronavirus. Complementarmente, aqui a proposta não é privilegiar a análise dos especialistas, mas sim a de amplificar as histórias sobre as variadas experiências da quarentena. Ouviremos enfermeiros, médicos, porteiros, entregadores e coveiros, ecoando suas experiências neste momento. No melhor estilo antropológico, estes episódios apostam na possibilidade de que, mais uma vez, histórias particulares nos afetem.



CONCURSO
CAF: ideias para o futuro

O CAF — Banco de Desenvolvimento da América Latina — abriu as inscrições para o concurso de ensaios universitários "Ideias para o futuro", que tem como objetivo reunir a visão dos jovens universitários sobre os desafios para o desenvolvimento da América Latina e o Caribe. O concurso premiará o melhor ensaio em âmbito nacional para, posteriormente, escolher os três melhores ensaios ao nível ibero-americano. Os ganhadores ao nível ibero-americano apresentarão seus ensaios na Conferência CAF, que será realizada na Cidade do México em novembro de 2020.



NOTIFICAÇÃO
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

A abertura dos 60 novos leitos de terapia intensiva no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ está prevista para acontecer, gradualmente, a partir da próxima segunda-feira (27/4).



DOE PARA UMA CAUSA
Apoie ao menos uma campanha

Para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, a Agência IPPUR selecionou uma lista de contribuições.



Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.


Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ