Notas de pesar Marcelo Bispo dos Santos, Thainá Coelho de Lima e Alan do Patrocínio Venâncio
06/05/2020

Nota de pesar - Marcelo Bispo dos Santos

A Reitoria da UFRJ, bem como a PR-2/UFRJ, tiveram ciência sob consternação, do falecimento de Marcelo Bispo dos Santos. Ele atuava como auxiliar em administração no corpo técnico-administrativo do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ. Servidor público desde 1987, Marcelo trabalhou antes no Sistema de Arquivos (Siarq) da Universidade, órgão responsável pelo desenvolvimento da gestão, preservação, acesso e divulgação do acervo arquivístico da UFRJ.

Marcelo contraiu o SARS-CoV-2, nome do novo coronavírus, que acomete a COVID-19. Ele chegou a ficar internado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ, mas não resistiu. A esposa está internada no HUCFF e também está com a doença.

A Reitoria da UFRJ, bem como a PR-2, prestam sinceras condolências à família e aos amigos e deseja força neste momento difícil e, em especial, à esposa, para que tão logo se recupere.

---------------------------------------

Nota de pesar - Thainá Coelho de Lima

Foi com pesar que a Reitoria da UFRJ, bem como a PR-2/UFRJ, tiveram ciência do falecimento precoce de Thainá Coelho de Lima (24 anos), trabalhadora terceirizada da limpeza, atuante no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

Segundo a Associação dos Trabalhadores Terceirizados da UFRJ (Attufrj), Thainá cumpriu o isolamento social, mas, mesmo assim, teria contraído a COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Ela chegou a ser internada, mas não resistiu.

Prestamos nossas condolências e manifestamos solidariedade à família e aos amigos neste momento difícil.

A Reitoria da UFRJ reitera a orientação das autoridades de saúde: lave bem as mãos sempre e fique em casa; se precisar sair, use máscara.

-------------------------------------------------

Nota de pesar - Alan do Patrocínio Venâncio

A Reitoria da UFRJ, bem como a PR-2/UFRJ, comunicam, com pesar, o falecimento do aluno Alan do Patrocínio Venâncio, ocorrido no último domingo (26/4).

Morador de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Alan era estudante do curso de Letras – Libras pela Faculdade de Letras da UFRJ. Faltando cumprir apenas a carga horária relativa a projetos de extensão, Alan certamente concluiria o curso ainda em 2020.

O aluno, que faria 35 anos em julho, relatou não se sentir bem e estava com gripe intensa há quatro dias. Alan chegou a ser internado no município onde morava, mas não resistiu. Ele deixa esposa e uma filha. Segundo apuração, por falta de testes, o diagnóstico de COVID-19 não foi confirmado.

A Reitoria da UFRJ e a PR-2/UFRJ lamentam profundamente a perda e, neste momento de dor, transmite sentimentos de conforto e desejo de força aos familiares e amigos.

Reiteramos a orientação das autoridades de saúde: lave sempre bem as mãos e fique em casa, mas, se precisar sair, use máscara.