Brasil e Alemanha fecham novas parcerias acadêmicas
13/05/2011

Estreitando os laços entre Brasil e Alemanha, um novo programa de fomento foi lançado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), juntamente com a GIZ (nova agência alemã de cooperação técnica). Trata-se do NoPa – Novas Parcerias/Cooperação Acadêmica e Técnica entre Brasil e Alemanha. Focado especialmente nas áreas de proteção e manejo sustentável das florestas tropicais e de energias renováveis e eficiência energética, o programa tem como objetivo implementar cooperações em pesquisa aplicada entre os dois países, orientadas pela demanda dos setores público e privado. Também visa elaborar boas práticas a partir da cooperação técnica, científica e tecnológica. No início de junho, serão organizados alguns eventos de matchmaking, ou seja, encontros para facilitar o contato e o trabalho em conjunto entre pesquisadores e, consequentemente, o desenvolvimento de novas cooperações entre universidades e instituições de pesquisa brasileiras e alemãs, empresas, patrocinadores de pesquisa e usuários de conhecimentos da pesquisa no setor público. Dois já estão marcados: "Proteção e manejo sustentável das florestas tropicais", que será realizado de 2 a 4 de junho, em Belém; e "Energias renováveis e eficiência energética", que será realizado de 7 a 9 de junho, no Rio de Janeiro. É possível solicitar subsídio financeiro para participação nos eventos de matchmaking. O DAAD atenderá aos pedidos de professores universitários, cientistas e pós-doutores alemães. Já a Capes, de acordo com disponibilidade de recursos para este fim, atenderá às requisições dos pesquisadores brasileiros.