Vídeo sobre o Laboratório de Biotecnologia Microbiana da UFRJ (LaBiM/UFRJ) com a participação da Professora Denise Freire, que é coordenadora desse laboratório, e também a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ (PR-2/UFRJ)
19/05/2020

Pólo de Xistoquímica

Quais são as consequências de um vazamento de petróleo?

O petróleo é uma combinação complexa de hidrocarbonetos e, como tal, não se mistura com a água. Por ser menos denso que a água, permanece na superfície do oceano, bloqueando a passagem de luz e impedindo a fotossíntese de diversas espécies de algas e plantas. Dessa forma, esses organismos não conseguem mais produzir matéria orgânica e morrem por falta de energia.

A professora Denise Freire (IQ-UFRJ), Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ (PR-2/UFRJ), é coordenadora do Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LaBiM), já ganhou mais de 32 prêmios acadêmicos e possui por volta de 190 artigos publicados, além de 11 capítulos de livros e 30 patentes. O LaBiM desenvolve BIOSSURFACTANTES, que são compostos de origem microbiana produzidos sob crescimento aeróbio e em meio aquoso, onde são excretados. Um exemplo é um biodetergente produzido a partir de uma bactéria obtida do resíduo do biodiesel. Esses bioprodutos encontram aplicação em diversos setores da indústria do petróleo, como, por exemplo, remediação de solos e ambiente aquático impactados com petróleo. Além disso, o produto possui aplicação na área de saúde, em que é utilizado para bloquear o crescimento das larvas do mosquito Aedes aegypti.

O papel da Ciência produzida dentro da Universidade pública também é buscar meios de remediação de catástrofes ambientais.

Para saber mais sobre as linhas de pesquisa da professora Denise Freire, acesse o lattes: http://lattes.cnpq.br/5284295521212505

Fonte: Facebook IQ/UFRJ (Adaptada)

Para mais informações e para ver o referido vídeo, acessem https://web.facebook.com/institutodequimicaufrj/videos/597520691171587/UzpfSTI2NjAyMzc5MzgyOTcyNzo5NTgzMDYwNDQ2MDE0OTU/?_rdc=1&_rdr