Moção de Pesar - Professor Carlos Francisco Theodoro Machado Ribeiro de Lessa
08/06/2020

O Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) reunido em sessão ordinária em 05 de junho de 2020, vem a público manifestar o seu enorme pesar pelo falecimento do brilhante professor Carlos Francisco Theodoro Machado Ribeiro de Lessa. O professor Carlos Lessa formou-se em ciências econômicas pela antiga Universidade do Brasil (hoje UFRJ) em 1959, recebeu o título de mestre em análise econômica pelo Conselho Nacional de Economia em 1960 e o de doutor pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp em 1976. Lecionou em diversas instituições, tais como o Instituto Rio Branco (1961-1964), a CEPAL, o ILPES-ONU (1962-1968), o Instituto para Integração da América Latina (1966-1969), a Universidade do Chile (1967) e a Unicamp (1979- 1994), entre outras. Ingressou como professor da UFRJ em 1978, tendo sido seu reitor a partir de 2002, cargo do qual se licenciou em 2003 para assumir a presidência do BNDES. Recebeu o título de Professor Emérito em Sessão Solene do Conselho Universitário em 15 de agosto 2008, no salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, cerimonia esta que foi um marco na história de nossa Universidade pela sua emocionada exposição sobre os mais de 50 anos de história que ele escreveu junto à UFRJ, desde sua entrada na graduação em 1956. O professor Carlos Lessa era torcedor do modesto Olaria Atlético Clube e fundou o bloco carnavalesco Minerva Assanhada, que hoje tradicionalmente congrega os foliões da UFRJ. Tinha por hobby colecionar livros (uma coleção de mais de vinte mil títulos) e também classificar moluscos. O professor Carlos Lessa frequentemente falava que “cada geração tem a obrigação de deixar para o País uma geração melhor do que a sua”, frase que demonstra o seu espírito de exímio professor, pois incita que o aluno deverá ser melhor do que o seu professor. O CEPG, profundamente consternado neste momento de aguda tristeza para toda a UFRJ, se solidariza com a família do professor Carlos Lessa e roga que eles possam encontrar conforto no respeito e admiração que ele sempre infundiu em toda a comunidade da UFRJ.

Fonte: Secretaria do CEPG/PR-2/UFRJ

Clique aqui para acessar a referida moção em PDF