Pesquisa que envolveu UFRJ sequencia 427 genomas do novo coronavírus no Brasil e acham 3 cepas principais
16/06/2020

Foto: Reprodução/Visual Science

Um esforço colaborativo entre Brasil e Reino Unido conseguiu sequenciar 427 genomas completos do Sars CoV-2 encontrados no Brasil. Destes, 102 foram detectados como cepas iniciais, ou seja, mais de 100 linhagens que entraram no país logo no começo da pandemia. Apenas três conseguiram se espalhar, apontando que o isolamento social pode ter ajudado a reduzir a diversidade das cepas com maior circulação.

O fato de haver diferentes "tipos" em circulação não implica em possibilidade de reinfecção por pessoas já afetadas por outra cepa. O vírus sofre mudanças mas, em essência, mantém nas diferentes linhagens suas características principais.

Além dos 427 genomas obtidos neste esforço internacional, os pesquisadores também consideraram outros 63 que já tinham sido sequenciados pela Fundação Oswaldo Cruz. O artigo foi assinado por mais de 70 cientistas de instituições como Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Campinas, Universidade de Oxford, Imperial College of London, entre outras.

De acordo com os autores, é uma das maiores parcerias criadas até agora para o sequenciamento do novo coronavírus.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte da notícia: Site G1 (Adaptada)

Clique aqui para acessar notícia sobre esse assunto que saiu no site do LNCC

Notícia atualizada em 04/08/2020