Capes discute proposta de cooperação com universidades inglesas
19/05/2011

A diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise de Menezes Neddermeyer, se reuniu nesta quarta-feira, 18, com os membros da delegação conjunta das universidades inglesas Birmingham e Nottingham. Estiveram presentes o pró-vice reitor de pesquisa da universidade de Nottingham, Bob Webb, e o professor e chefe do departamento de economia da universidade de Birmingham, Robert Elliot.

O objetivo do encontro foi estreitar as relações entre a Capes e a delegação inglesa, de maneira a propiciar um conhecimento mútuo das ações cooperativas realizadas por ambas as instituições. Na discussão também foram abordados os aspectos relevantes em uma futura cooperação acadêmica entre os dois países como áreas de pesquisa, proficiência lingüística e centros de treinamento.

Ao apresentar as principais áreas de atuação da Capes e o atual desenvolvimento de programas e projetos com a Inglaterra, Neddermeyer abordou como tema central a importância da colaboração simétrica entre os países. "É importante ressaltar que qualquer tipo de colaboração deve ser feita de maneira simétrica, na qual estudantes e também professores estejam presentes nos dois países", explicou.

Membros da delegação se reúnem com representantes da Capes (Foto: ACS/Capes)

Da mesma forma, Bob Webb apresentou a estrutura e o funcionamento das universidades de Birmingham e Nottingham no que tange a cooperações e ratificou o posicionamento da Capes. "Se desenvolvermos uma cooperação sólida, essa relação trará benefícios mútuos aos países participantes. Qualquer interação deve beneficiar as partes envolvidas, senão ela se torna sem efeitos", concordou Bob.

Parceria

Já consolidada na Inglaterra, a parceria acadêmica Birmingham-Nottingham apóia entre outras ações iniciativas de pesquisa e cooperações internacionais que propiciem o desenvolvimento de parcerias e a mobilidade de estudantes.