Democratizar o ensino é preciso: UFRJ lança programa de inclusão digital para ensino remoto emergencial
25/06/2020

-Atualização de 20/07/2020

Democratizar e ampliar as condições de permanência na UFRJ em meio à pandemia da COVID-19 foi o objetivo da Reitoria e da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) ao lançar dois auxílios, iniciativa que agora deve beneficiar mais de seis mil alunos. No fim de junho, a Universidade criou um programa para distribuição de 13 mil kits internet a estudantes da UFRJ. Foi o maior edital do tipo no país.

“Assim que ocorreu a suspensão das atividades acadêmicas, imediatamente a equipe da PR-7 se reuniu e começamos a discutir quais as ações necessárias para serem implementadas. Considerar a situação de vulnerabilidade socioeconômica de muitos de nossos estudantes sempre foi um dos focos de trabalho”, afirma Roberto Vieira, pró-reitor de Políticas Estudantis.

O "Programa de Auxílio Inclusão Digital – Equipamentos" ofertará aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica (com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio) as condições técnicas necessárias para o acesso à internet, por meio de auxílio financeiro no valor de mil reais, que será pago em parcela única, para aquisição de equipamentos eletrônicos de informática, ou auxílio financeiro no valor de cem reais para aquisição de modem para permitir o acesso à internet. Serão atendidos até seis mil estudantes matriculados em cursos de graduação presencial e até 450 estudantes matriculados em cursos de mestrado e doutorado. Já o "Auxílio Emergencial Temporário", ofertará aos estudantes o valor de R$ 200 e tem previsão de duração de três meses, podendo ser alterada. O programa é válido apenas para estudantes de graduação.

Clique aqui para mais informações

Fonte: Site Conexão UFRJ (Adaptada)

-------------------

Foto: MCTIC/Divulgação

A possibilidade de adoção do ensino remoto nos cursos de graduação e de pós-graduação da UFRJ foi aprovada pelos colegiados superiores, a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) lançou, na última quarta-feira (24/6), o programa Auxílio Inclusão Digital. A iniciativa ofertará até 13 mil kits internet (chip ou chip mais modem, ambos os casos com franquia de internet móvel) a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O auxílio inclusão digital é destinado a estudantes de graduação presencial e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com matrícula ativa e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Serão atendidos até 12 mil alunos de graduação e mil de pós-graduação. O auxílio terá duração de seis meses, podendo ser renovado por mais seis.

As inscrições para se candidatar a receber o auxílio inclusão digital serão feitas no site da PR-7. “Nossa intenção é divulgar o calendário no início da próxima semana”, afirma o pró-reitor de Políticas Estudantis, Roberto Vieira. A concessão dos kits internet a estudantes de graduação priorizará os casos na ordem decrescente de periodização, ou seja, quanto mais avançado no curso, maior a chance de acesso ao kit. Na pós-graduação, a prioridade será para aqueles que não recebem outras bolsas.

Os recursos financeiros para aquisição dos kits internet aos alunos de graduação serão oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Para os de pós-graduação, o investimento será da própria UFRJ.

Leia o edital na íntegra e acompanhe as atualizações no site da PR-7.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)