Nova diretora de cooperação institucional (DCOI)
16/07/2020

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, deu posse, esta semana, à nova diretora de Cooperação Institucional (DCOI), Maria Zaira Turchi. Professora Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ex-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Zaira Turchi estava à frente, até então, do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Formação e Educação em Ciências do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

"Me sinto muito honrada por assumir esse desafio em uma instituição responsável por levar a ciência brasileira pro patamar de excelência que hoje ela ocupa, tendo papel decisivo no desenvolvimento cientifico e tecnológico do pais", afirmou a Profª Zaira após assinar o termo de posse, na segunda-feira, 13. E reforçou que os desafios são muitos, principalmente em um momento de novos contextos mundiais. "Esses novos contextos exigem novos caminhos para que possamos fazer da ciência uma ferramenta de promoção do desenvolvimento do país, da qualidade de vida dos cidadãos e de oportunidades", afirmou.

A DCOI é a diretoria que coordena iniciativas desenvolvidas a partir de parcerias institucionais em cooperação nacional e internacional. Estão sob o gerenciamento dessa diretoria, programas como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) e as bolsas institucionais de iniciação científica, mestrado e doutorado, entre outras ações.

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Clique aqui para mais informações