Boletim IPPUR/UFRJ nº 33 - 19 de agosto de 2020

FESTIVAL DO CONHECIMENTO
Participação do IPPUR no Festival do Conhecimento da UFRJ
Por Thiago Ferreira

O Festival do Conhecimento da UFRJ foi uma fenomenal oportunidade de democratização da publicação e acesso ao conhecimento científico. Em tempos de fake news, pós verdade, crise econômica e de saúde, é um alento e verdadeira satisfação poder participar desta iniciativa tão importante, como estudante doutorando do IPPUR/UFRJ e como cidadão que acredita na educação crítica como forma de emancipação, redução das desigualdades sociais e empoderamento dos povos em relação ao processo decisório quanto aos rumos de suas vidas.

LIVRO E WEBINAR
"Celso Furtado: a esperança militante" Volume 2 e Webinar de Centenário Celso Furtado

Em comemoração ao centenário de Celso Furtado, será lançado o segundo volume da trilogia "Celso Furtado: a esperança militante". Junto a isso, em parceria com a PPG em Desenvolvimento Regional da Universidade de Blumenau (PPG FURB) e o PPG em Dinâmicas Regional e Desenvolvimento (PPG REDES), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a UEPB promoverá o Webinar "Desenvolvimento Regional no Brasil: Leituras de ontem e hoje. E amanhã?", com os professores Carlos Brandão (IPPUR), Francisco Lima Júnior (URCA) e Luciano Albino (URPB).

CHAMADA ABERTA
10 anos do GPDES

Para comemorar os 10 anos do Curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES), a Agência IPPUR abre a Chamada Temática "10 anos do GPDES", aceitando artigos de opinião, vídeos, exposição virtual de fotos, crônicas, poesias, músicas, entre outros. O material deverá ser enviado ao e-mail da Agência IPPUR. O GPDES foi criado em 2010, em cooperação com outras unidades da UFRJ, com participação ativa do IPPUR. O curso é voltado para a formação de quadros profissionais de nível superior capacitados a conceber, elaborar, implementar, gerir, monitorar e avaliar políticas, planos, programas e projetos de agências governamentais e não governamentais.

LIVRO
Desarrollo regional en perspectivas comparadas

Esta colección de ensayos representa una notable adición a la creciente y estimulante corriente de estudios comparados entre Brasil y México. No se trata de algo nuevo, pero si de un fenómeno en claro y saludable crecimiento. Resulta importante y esclarecedor comparar la problemática y las circunstancias de los dos países mayores de América Latina, tanto en términos de población, economía y presencia global.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ