Coppe desenvolve sistemas de controle para monitoramento offshore com veículos autônomos
24/08/2020

Vídeo: Divulgação.

Pesquisadores da Coppe/UFRJ estão desenvolvendo um sistema capaz de identificar vazamento de óleo nos oceanos usando uma embarcação não tripulada. Batizado de Ariel (acrônimo para Autonomous Robot for Identification of Emulsified Liquids), o sistema é resultado de uma parceria da Coppe com as empresas TideWise e Farol.

Ariel é um sistema que combina embarcação autônoma (ASV) e veículo aéreo não tripulado (drone). Equipado com câmeras visuais para localização de vazamentos, e de câmeras visual e térmica para detecção de óleo, o drone decola de uma plataforma instalada na embarcação, denominada USV Tupan, da Tidewise, uma empresa formada por ex-alunos da Coppe.

“Em breve, o sistema será testado no mar. O drone fará a primeira etapa de detecção de manchas de óleo usando câmera térmica. O resultado pode ser confirmado por sensores embutidos na embarcação autônoma, que detectam o óleo por contato”, explicou o professor Alessandro Jacoud, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe.

Fronteira na robótica: análise preditiva e confiável

Os veículos trabalham de forma autônoma e colaborativa, e o sistema integrado permite o monitoramento contínuo e a detecção rápida de vazamentos de óleo no mar. A integração de sensores meteoceanográficos possibilita integrá-los aos modelos de dispersão de óleo existentes, possibilitando análises preditivas. Além disso, a dupla verificação feita pelo Ariel permite uma análise mais confiável do que o método mais utilizado pela indústria do petróleo, que usa imagens de satélite.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte: Site Coppe/UFRJ (Adaptada)