Alunos UFRJ criam primeira horta residencial inteligente
24/08/2020

Foto: Divulgação | Horta inteligente da Brota: feita material reciclado, com design minimalista

Plantar temperos ou ter uma horta caseira é vontade de muitos moradores de centros urbanos, mas nem sempre é sinônimo de êxito. Pensando nisso, três jovens universitários oriundos da área de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fundaram a startup Brota, que diz ter criado "a primeira horta inteligente residencial do país".

A equipe da Brota percebeu que a principal causa de morte de plantas dentro de casa relacionava-se com o fato delas não receberem a quantidade ideal de recursos necessários à sobrevivência. Logo, com a cápsula, a planta tem tudo o que precisa: nutrientes, capacidade de oxigenação e hidratação. Além disso, não demanda de uma pessoa para operar tudo isso.

Rodrigo Farina, CEO da startup explica que o equipamento é diferente dos que já existem no mercado, que, em sua maioria, são vasos autoirrigáveis. “Essa é uma tecnologia que permite a terra ficar molhada ou outra funcionalidade específica, mas não necessariamente garante que a planta vá viver. O que fazemos é diferente: notamos que a planta crescia mais rápido, mais saudável, durava mais tempo e crescia com mais vigor”.

Como funciona

A cápsula é feita de duas partes: uma biológica, que contém a terra - chamada de solo inteligente - , e a outra plástica. Diferentemente das máquinas de café em geral, a parte plástica permanece dentro do sistema, sendo reaproveitada, em que troca-se somente a parte da terra.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: O Globo (Adaptada)