Série: Compromisso do Brasil pela Ciência Aberta
25/08/2020

Foi lançada, em julho, a Série Compromisso pela Ciência Aberta, composta por seis vídeos que tratam sobre diferentes temas da Ciência Aberta, apresentados por representantes das instituições brasileiras que atuam nesse propósito.

Participam da série, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responsável pela edição dos vídeos, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Fundações Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e a Scielo.

Os vídeos fazem parte dos resultados entregues pelo Marco 4 do Compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto. A Parceria para Governo Aberto (do inglês, Open Government Partnership - OGP) é uma iniciativa internacional que busca difundir e incentivar práticas governamentais relacionadas à transparência, ao acesso à informação pública e à participação social. O Brasil apoia e integra a iniciativa desde seu lançamento, em 2011, juntamente com os demais países cofundadores (África do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, México, Noruega e Reino Unido). A Série Compromisso pela Ciência Aberta, é um dos resultados das ações de sensibilização.

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Clique aqui para mais informações