Alunos da UFRJ em parceria com a Stella Tecnologia desenvolvem primeiro avião de vigilância 100% nacional
27/08/2020

Vídeo: Divulgação | Atobá – o maior drone construído no Brasil

Especificamente no setor de óleo e gás, o drone Atobá pode ser usado no controle e vigilância aérea de todo complexo de plataformas de petróleo. Com esse lançamento, o Brasil entra num seleto grupo de fabricantes de drones de grande porte, como Irã, China, EUA e Emirados Árabes. O veículo está programado para atender os segmentos de Defesa e Segurança nos mercados nacional e internacional.

O voo inaugural do veículo remotamente pilotado ocorreu no dia 20 de julho, data do aniversário de Alberto Santos Dumont, pioneiro da aviação brasileira, e foi um sucesso. A estabilidade e a previsibilidade da aeronave aos comandos foram excelentes cumprindo com todos os requisitos técnicos e de segurança. “Ficamos impressionados com a estabilidade e o comportamento da aeronave durante as simulações de voo. Tínhamos certeza dessa performance, pois são anos trabalhando nesse projeto brasileiro. Estamos orgulhosos”, afirmou empresário Gilberto Buffara Júnior um dos donos da Stella Tecnologia.

O drone Atobá nasceu como uma alternativa economicamente viável e da necessidade de uma solução nessa área estratégica – VANT MALE (Medium Altitude, LongEndurance), e capitaliza experiência acumulada desde 2004 no desenvolvimento desse tipo de tecnologia pelos integrantes da equipe, entre eles, alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Mais informações sobre o projeto

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: O Globo (Adaptada)